O presente artigo tem o condão de refletir e mostrar que uma obra/imagem trata-se de um texto visual. Ler e reler obras de arte tornou-se de fundamental importância nas aulas de artes. No entanto, a prática da releitura de obras não deve ser tratada como cópia. Torna-se necessário instigar a criatividade dos alunos para que façam sua própria obra, baseando-se na obra de um artista.
Definir o que é leitura torna-se importante para somente depois, professores e alunos entrem no mérito do que é releitura e de como fazer sua aplicação, sem confundir com reprodução.
1. 2. Leitura
Antes de falar de releitura torna-se indispensável definir o que é leitura, uma vez que é necessário fazer uma primeira leitura para somente depois fazer uma nova leitura, isto é a releitura.
A palavra ler, do latim legere, significa interpretar, percorrer com a vista, examinar com profundidade. Sendo assim, ler uma obra de arte significa inteirar-se do conteúdo da imagem, observar a obra, captar com os olhos. A releitura, por sua vez, tem como objetivo ler o texto, a obra ou a imagem novamente, recriar. É reinterpretar o objeto existente, criando novos significados.
Calvino (2000) apresenta três tipos de leitura para um texto: sensorial, emocional, e intelectual. A sensorial diz respeito ao aspecto físico de um livro, de uma revista e a sensação que ele desperta. A emocional gera opiniões do tipo: gostei ou não gostei. A terceira leitura, a intelectual, começa por um processo de análise e o leitor não pode perder de vista o fato de que aquilo que está lendo foi escrito por alguém que tinha propósitos determinados ao fazê-lo. Estes três tipos de leitura de texto podem ser transferidos para o ensino das artes visuais, na leitura e releitura de obras de artes, pois afinal de contas uma imagem se trata de um texto visual.
O texto, seja de que natureza for, está pronto e à disposição para ser compreendido, decifrado e interpretado. Segundo Caruso (2012), “o processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliada do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo”.
Pode-se dizer que ler é apropriar-se de um produto cultural. O ato de ler expande o leque de experiências do ser humano, percebendo novas formas de conceber o mundo e a si mesmo. Quando se apropria do ato de ler, abre-se múltiplas possibilidades e novos horizontes. A cultura nos transfere conhecimentos sobre a realidade e novas maneiras de pensá-la. Pois no mundo social há sempre a troca entre o leitor e a leitura. Aprender a ler o mundo é apropriar-se dos valores de nossa cultura.
RESPONDA AO QUESTIONÁRIO ABAIXO, RESPONDENDO UTILIZANDO EXCLUSIVAMENTE AS PALAVRAS DO TEXTO ACIMA:
1-De acordo com o texto, cite uma definição para o significado de releitura.
2-De acordo com o texto, qual o significado completo da palavra legere.
3- Quais são os três tipos de leitura, segundo Calvino?
4- Ao observar um livro ou revista por exemplo, em relação ao seu aspecto físico, estaremos lidando com que tipo de leitura?
5-Que tipo de expressões, de acordo com o texto, pode gerar a leitura emocional?
6-Quando lemos um texto que foi escrito por alguém que tinha propósitos determinados para escrever daquela forma estamos certamente lidando com que tipo de leitura?
7-Cite, de acordo com o texto, uma das importâncias em realizar uma boa leitura
Respostas
respondido por:
2
não sei mas to precisando de ponto pq dim
respondido por:
0
Resposta:
eu também não sei cara
Explicação:
quero saber
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás