• Matéria: Biologia
  • Autor: matheusmoraes381
  • Perguntado 3 anos atrás

Cite 3 síndromes cromossômicas diferentes (não pode ser síndrome de down), suas causas, como se manifestam e se são hereditárias ou não aos filhos dos portadores.​

Respostas

respondido por: callsmeclauberto
0

Síndrome de Turner

Síndrome de Klinefelter

Síndrome de Patau

respondido por: glendasthef
0

Resposta:

Síndrome de Turner:

É uma doença rara causada por alterações nos cromossomos sexuais femininos. A doença é responsável por algumas características na criança, como: baixa estatura, pescoço curto e atraso da puberdade. Essa doença não tem cura mas possui tratamento e pode ser passada de geração em geração.

Síndrome de Klinefelter:

É uma anomalia, na qual há um acréscimo de um cromossomo sexual no DNA de indivíduos do sexo masculino, resultando no cariótipo 47 XXY. A doença não é hereditária e em alguns indivíduos não se manifestam características, em outros aparecem com o tempo como: músculos enfraquecidos, atraso na fala, pênis pequeno, infertilidade entre outras características.

Síndrome de Patau (trissomia do 13):

É uma doença genética rara e caracterizada pela triplicação do cromossomo 13, o que interfere diretamente no desenvolvimento fetal, resultando em malformações no sistema nervoso, defeitos cardíacos e fenda no lábio e no céu da boca do bebê.

Essa alteração é BASTANTE comum acontecer com as mulheres que engravidam depois dos 35 anos de idade, por causa das alterações cromossômicas. As principais características são: malformações graves no sistema nervoso central, retardo mental grave, defeitos cardíacos congênitos, fenda nos lábios e no céu da boca. Até hoje não existe um tratamento “específico” porém o médico tem como objetivo aliviar o desconforto e facilitar a alimentação do bebê, assim como aliviar outros sintomas que possam surgir e consequentemente fazer cirurgias para correções de fendas ou fisioterapia.

Espero ter ajudado!

Explicação:

Perguntas similares