Um dos elementos químicos mais importantes na formulação
da cerâmica é o ítrio (Y). Sabendo que o número atômico deste elemento é 39 e o número de massa é 89, determine:
a) o número de prótons, nêutrons e elétrons do átomo de ítrio.
b) número de elétrons do íon Y+2
Respostas
Resposta:
a) Prótons = 39
Nêutrons = 50
Elétrons = 39
b) 37 elétrons
Explicação:
a) Os números de prótons e elétrons de um átomo equivalem ao número atômico. Logo, um átomo estável de número atômico 60 possui 60 prótons e 60 elétrons. No caso do exercício, o número atômico do átomo é 39, logo, o ítrio possui 39 prótons e 39 elétrons.
Já o número de nêutrons é calculado subtraindo o número de massa do número atômico, ou seja:
n = A - Z
n = Nº de nêutrons
A = número de massa
Z = número atômico
Assim, temos que n = 89 - 39 = 50. Concluindo, então, que o ítrio tem 50 nêutrons.
b) Os íons são átomos de determinado elemento que receberam ou perderam elétrons. Se ele receber elétrons, fica com carga negativa (já que a carga do elétron é negativa) e recebe o nome de ânion. Se ele perder elétrons, fica com carga positiva e recebe o nome de cátion. No caso do elemento apresentado, Y⁺², ele representa um átomo de ítrio que com carga elétrica de +2, ou seja, um átomo que se tornou um cátion (íon de carga positiva). Para se tornar um cátion + 2, ele preciou perder dois elétrons, a fim de aumentar a sua carga (lembre-se que o elétron tem carga negativa e, ao perder algo negativo, sua carga fica positiva).Assim, basta diminuir esses dois elétrons ao número de elétrons que um átomo de ítrio tem. Sendo assim:
e = 39 - 2 = 37 elétrons
Considere "e" o número de elétrons, 39 o número de elétrons que um átomo de ítrio estável tem e 2 o número de elétrons que ele perdeu.