Respostas
O calendário cristão, ou calendário gregoriano como também é identificado, recebe influência da cultura romana. Sua criação foi dada através de um monge denominado Dionísio no século VI depois de cristo. Segundo o monge, o ano I deveria ser considerado o nascimento do filho de Deus, era composto por dez meses, totalizando 304 dias no ano.
Somente através do Papa Gregório XIII que o calendário tornou-se oficial, passou a ser considerado doze meses após intervenção do Pompilio.
Bons estudos!
Romanos, porém não para por aí. O calendário gregoriano é adaptado do calendário juliano. O calendário juliano é romano e anterior ao cristianismo. É bastante interessante que os cristãos historicamente não prefiram usar o calendário judaico.
- O sistema de numeração AD / BC (agora CE / BCE) foi introduzido por um grego (trácio) em 525. O calendário original (que não incluía dias bissextos) foi introduzido pelos romanos. Júlio César, era responsável por introduzir dias bissextos uma vez a cada 4 anos.
- Durante o reinado do Papa Gregório, que então era chefe da Igreja Católica, as regras para os anos bissextos foram modificadas. Eventualmente, toda a Europa adotou este modelo.
→ O calendário cristão recebe influência de muitas culturas diferentes.
Mas o mais interessante vem com os dias da semana. Em inglês, o domingo (dia do sol), segunda-feira (dia da lua), terça-feira (dia de Tiw, um deus anglo-saxão), quarta-feira (dia de Wodin, anglo-saxão para Odin), quinta-feira (dia de Thor), sexta-feira ( nomeado após a esposa de Odin, Frig), e sábado (dia de Saturno: o deus romano). Observe que nenhum dos dias da semana possui um nome de origem cristã.
O inglês não é a única língua assim. Vamos dar uma olhada nos nomes dos dias da semana espanhóis.
O domingo (um nome pessoal que significa “do Senhor”), Lunes (a Lua), Martes (em homenagem ao deus romano Marte), Miércoles (em homenagem ao deus romano Mercúrio), Jueves (Jove é o Rei dos Deuses - igual a Thor ), Viernes (após a deusa romana Vênus) e Sábado (referenciando o sábado judaico).
É interessante como só o domingo tem um nome “cristão”, e o sábado é judeu, que os espanhóis tradicionalmente não gostavam, e 4 dias com o nome do panteão romano.
Acesse para saber mais:
https://brainly.com.br/tarefa/39496520
https://brainly.com.br/tarefa/36224955