1 No século XVI, os franceses tinhamn o hábito de Icvar indios brasuciros até a Europa, onde se tor navam objcto da curiosidade geral. Numa dessas vezes, foram observados pelo filósofo renascen- tista Michel de Montaigne. Ele conta que per guntaram aos indios o que achavam de Paris, a grande cidade francesa. Montaigne rclata a res posta deles: Observaram que ha entre nos gente bem alimen- tada, gozando as comodidades da vida, enquanto me- tades de homens emagrecidos, estaimados, miseráveis, mendigam as portas dos outros (...), e acham incrivel que essas metades de homens suportem tanta injustiça sem se revoltarem e incendiarem as casas dos demais. Montaigne Michel de Ensaios. Coleção Os Pensadores Sao Paolo Abril Cultural, 1973) Depois da leitura, procure responder.
a) Como Montaigne compara as desigualdades sociais entre os índios e entre os franceses do século XVI?
b) A quem os indígenas chamam de "metades de homens”? Por quê?
c) Por que a atitude dos brancos pobres causa- va espanto nos indios? rados
Respostas
Resposta:
a-Logo no início do texto, é possível notar que Montaigne (1533-1592) faz uma comparação dos costumes dos indígenas e dos Europeus (franceses). Para ele, trata-se de um ponto de vista bem subjetivo (o que não é absoluto), pois como ele mesmo diz no texto, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
b-Se "homem branco" é o europeu, "metades homens brancos" ralvez seja direcionado aos mestiços, que no caso tem descendência Europeia e indígena.
c-A divisão das terras que passaram a ser conhecidas durante as Grandes Navegações do século XV e XVI deixou de fora da partilha o reino francês. Quando foi estabelecido o Tratado de Tordesilhas, o rei Francisco I ironizou a decisão papal, pedindo o testamento de Adão para saber em qual cláusula ele havia dividido o mundo entre espanhóis e portugueses.
Explicação: