Respostas
Resposta:
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo.
Explicação: A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão. ... Ela é muito utilizada como recurso estilístico e, portanto, surge em diversos textos poéticos e musicais.
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) ... cheiro azedo (olfato + paladar)
Sinestesia é o nome dado a um distúrbio neurológico em que as conexões sensoriais (visão, olfato, paladar, audição e tato) se misturam, fazendo com que os estímulos a um sentido desencadeiem outro. Por exemplo, um sinesteta pode ouvir cores, sentir o gosto das formas, cheirar os números etc.
Você tem sinestesia?
A sinestesia é involuntária. Se você ouve cores ou vê sons involuntários, essa é uma condição sinestésica. ...
A sinestesia é projetada. ...
As percepções são duradouras, discretas e genéricas. ...
A experiência sinestésica permanece na memória. ...
A sinestesia é emotiva e vívida.
Uma pessoa sinestésica consegue "ouvir" cores ou "ver" tipos de som. Isso acontece porque os caminhos no cérebro se cruzam - em razão disso, os sentidos se misturam e provocam essa confusão de se ver o que, na realidade, só se pode ouvir.
Distúrbio neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro. É um distúrbio neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro, criando uma salada sensorial entre visão, olfato, audição, paladar e tato.
Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma. Essa forma diferente de processar as informações obtidas através dos sentidos pode ter uma base hereditária
Picasso também demonstrou toda sensibilidade através da cor, quando passou pelas fases azul e rosa . Para esses artistas, a cor tinha uma simbologia própria e significativa emocional.
Assim como os cheiros e sabores, as cores ativam áreas específicas do cérebro. Podem provocar tristeza, paz, influenciar a pressão sanguínea e até estimular a fome. “A cor nada mais é do que energia eletromagnética, área de luz visível.
Falar sobre o efeito sinestésico das palavras significa fazer menção ao laborioso arranjo que um emissor (diante das intencionalidades a que se propõe) realiza com as palavras, o que significa, sobretudo, referir-se às figuras de linguagem propriamente ditas.
Sim, de fato, as cores influenciam no comportamento humano, e a área que estuda essa influência é chamada de psicologia das cores. ... O vermelho traz a ideia de dinamismo, intensidade, desejo, sede e fome, e essas sensações provocadas pelas cores influenciam no aumento do consumo dos seus produtos.
Espero ter te ajudado
Marca a melhor resposta
para eu saber que eu ter ajudei.