Respostas
Resposta:
- A diáspora judaica começa com a invasão do exército da Assíria ao reino de Israel em 721 a.C. Muitos hebreus foram subjugados aos valores culturais assírios e deportados para várias regiões do império. Dessa maneira, a Babilônia tornou-se um centro cultural hebreu por mais de mil anos.
Explicação:
ESPERO TER TE AJUDADO
Resposta:
A diáspora judaica começa com a invasão do exército da Assíria ao reino de Israel em 721 a.C.
As dez tribos de Israel foram atacadas pelo exército da Assíria.
Muitos hebreus foram subjugados aos valores culturais assírios e deportados para várias regiões do império. Não existem dados concretos do quantitativo populacional de hebreus que migraram para a Assíria, mas o impacto da diáspora judaica tomou uma proporção considerável na Babilônia.
Em 586 a.C., Joaquim era o rei do reino de Judá quando recebia as ameaças de ataques do rei da Babilônia, antiga civilização mesopotâmica, Nabucodonosor.
Assim sendo, o exército babilônico devastou a cidade de Jerusalém e levou exilado o rei hebreu, seus familiares, servos, príncipes, oficiais, etc. Possivelmente, o quantitativo populacional de hebreus exilados foi cerca 3000 a 10000 pessoas.
A Babilônia foi conquistada pelo Império Persa no ano de 538 a.C. E a flexibilidade religiosa dos povos persas, através do xá aquemênida Ciro II, possibilitou o regresso dos hebreus para a Palestina, na região do Oriente Médio.
Entretanto, a adaptabilidade aos costumes e valores culturais babilônicos fizeram muitos hebreus dar preferência pela permanência no território babilônico. Dessa maneira, a Babilônia tornou-se um centro cultural hebreu por mais de mil anos.
E a diáspora judaica se intensificou cada vez mais com o passar do tempo. O professor de Literatura hebraica e judaica na Universidade de São Paulo (USP), Luis Krausz, confirma esse processo dispersivo dos hebreus: