(ENADE 2014) O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.” CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado). Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata. PORQUE II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
Respostas
Resposta:
A partir do relato feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) percebemos que os cientistas querem mostrar que qualquer descoberta, por mais pequena que seja e aparentemente 'inútil' na verdade é extremamente válida pois pode aparecer alguma coisa em um tempo indeterminado onde a mesma terá serventia.
Por isso diretor do CERN afirma que "Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá.[...]". Demonstrando então a importância do desenvolvimento de estudos/experimentos científicos em conjunto com a ciência pura, também chamada de ciências fundamentais, e como eles podem afetar positivamente outras áreas.
Assim a resposta correta é a de letra C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO S2
Resposta:
LETRA - A ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação: