• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

“A invenção do arado pesado (charrua) tornou possível trabalhar com mais eficiência, em termos da produtividade do trabalho, os solos pesados do norte da Europa. Foi uma resposta tecnológica a uma mudança radical das condições agroecológicas ocasionada pela passagem da agricultura itinerante para a agricultura permanente”.

ROMEIRO, Ademar Ribeiro. História do crescimento econômico: as origens político/culturais da Revolução Industrial. Texto para discussão, Campinas: Unicamp, n. 312, p. 73-75.

1. A partir do extrato do texto acima, sobre as mudanças na agricultura na Idade Média, é correto afirmar que * 1 ponto

a) Com uma maior produção de alimentos no campo a agricultura entrou em crise pois não havia compradores suficientes nas cidades.

b) O aumento da produção implicou em grandes deslocamentos de pessoas das cidades para o campo esvaziando-as e gerando uma grande crise comercial.

c) Com a ampliação das áreas cultivadas e a difusão das inovações técnicas, ocorreu um aumento da produção de alimentos, diminuição das mortes e aumento da expectativa de vida.

d) As mudanças na agricultura provocaram um aumento da produção, levando os senhores feudais a dispensar os camponeses para contratar mão de obra assalariada. ​

“A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga”.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Unesp, 1998. p. 25.

2. Em que sentido pode-se aproximar as cidades medievais das cidades contemporâneas? *

1 ponto

a) A violência, a sujeira e a insegurança é um traço marcante de todas as cidades medievais assim como das cidades contemporâneas.

b) A concentração de populações em pequenos espaços, o comércio, a circulação do dinheiro, os prazeres, as festas e a presença de igrejas são comuns à cidade medieval e contemporânea.

c) A ausência de divertimentos, a baixa circulação do dinheiro e a intensa movimentação de pessoas são elementos em comum.

d) As leis rígidas de circulação de pessoas e mercadorias, o controle do comércio por grandes negociantes burgueses e o desemprego são os elementos que mais se aproximam.

Respostas

respondido por: rayssaamaral19052005
7

Resposta:

1-letra- C

2-letra- B

Explicação:1

c) Com a ampliação das áreas cultivadas e a difusão das inovações técnicas, ocorreu um aumento da produção de alimentos, diminuição das mortes e aumento da expectativa de vida.

Explicação:2

b) A concentração de populações em pequenos espaços, o comércio, a circulação do dinheiro, os prazeres, as festas e a presença de igrejas são comuns à cidade medieval e contemporânea.

respondido por: litorsouza
2

1) Com relação às mudanças ocorridas na agricultura na Idade Média e seus desdobramentos, estão corretas as informações apresentadas pela alternativa c.

Chamada de Revolução Agrícola, a série de mudanças ocorridas no modo de produção no campo possibilitou o surgimento de rotas comerciais para venda de excedentes, o surgimento de cidades e a redução da mortalidade.

2) Sobre as semelhanças que podem ser percebidas entre as cidades medievais e as cidades contemporâneas, destaca-se a concentração populacional, a circulação de moeda, a presença de templos e os eventos sociais. Portanto, está correta a alternativa b.

Embora apresentem muitas diferenças, principalmente quando trata-se de saneamento, acesso a educação e saúde; as cidades medievais e contemporâneas apresentam diversas semelhanças. Entre as quais cita-se a grande densidade demográfica, os templos religiosos e a circulação de dinheiro.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/39299658

Perguntas similares