Respostas
Resposta:
FUNÇÃO 1: Comunicação é intercâmbio e transmissão de ideias:
Sem essa troca e interação, não conheceríamos os outros nem poderíamos expor nossos pontos de vista às pessoas. Viveríamos isolados e fechados em nossas “conchas”. A comunicação permite que eu conheça outras realidades e que os outros passam conhecer a minha visão de mundo.
FUNÇÃO 2: Comunicação é o esforço para compreender e ser compreendido pelos outros:
A chave é podermos decifrar o que as pessoas querem dizer, sermos decifrados por elas e sermos capazes de planejar aquilo que pretendemos transmitir aos demais.
FUNÇÃO 3: Comunicação é redução de incertezas:
Quando há diálogo entre uma ou mais pessoas, as trocas de mensagens devem esclarecer, orientar e clarear as trocas de ideias para que possamos viver em um mundo com regras definidas e onde os objetivos possam ser compartilhados com segurança. A informação precisa e bem-elaborada agiliza as trocas de pensamentos.
FUNÇÃO 4: Comunicação é conexão e vínculos entre as pessoas:
A comunicação interliga e quebra as distâncias entre as pessoas. É um elo que possibilita encontros entre partes que se encontram isoladas.
FUNÇÃO 5: Comunicação é participação comum:
Quando interagimos uns com os outros, aquilo que era monopólio de um passa a ser compartilhado com outros (duas ou mais pessoas). Trata-se de uma experiência individual que passa a ser algo “em comum” com um interlocutor, grupo ou coletividade.
FUNÇÃO 6: Comunicação é evocar lembranças:
Quando entramos em um site, checamos as mensagens no celular, assistimos a um filme e lemos um livro, estamos acessando lembranças e experiências de autores que passam a ser também compartilhadas por nós.
FUNÇÃO 7: Comunicação é estimular e responder aos estímulos alheios:
Como emissor ou receptor estou sempre reagindo aos estímulos, sejam eles ideias em forma de textos, imagens ou sonoridades. Quando dialogamos com alguém, é como se respondêssemos as propostas de outros interlocutores.
FUNÇÃO 8: Comunicação é afetar alguém (poder de influenciar):
Quando enviamos uma mensagem a alguém, queremos – consciente ou inconscientemente – que haja alguma mudança de atitude por parte do receptor. Quando nossa mensagem é assimilada pelo receptor, podemos dizer que o emissor influenciou e persuadiu o destinatário. Isso é poder. Fim da mensagem.