Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
[Excerto de “Senhora”, de José de Alencar]
Respostas
Resposta:
Explicação: acabei de fazer
1- B
2-C
O fragmento do romance "Senhora" de José de Alencar apresenta práticas e convenções sociais do romantismo porque o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.
A personagem da Firmina Mascarenhas representava uma respeitabilidade quanto a independencia financeira de Aurélia e a ele ser solteira. Esse tipo de situiação não era comum na sociedade da época.
Sobre "Senhora" de José de Alencar e o romantismo
O romance está inserido na escola do Romantismo cujo o tema principaç é o casamento por interesse em que o livro se divide em quatro partes que apresentam como partes:
- preço
- quitação
- posse
- resgate
A protagonista Aurélia apresenta uma condenação a prática do casamento por interesse e acreditva que o casamento deveria ser movido por amor.
Considerando que a pergunta era:
- O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como “parenta” de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois
Saiba mais sobre Senhora em https://brainly.com.br/tarefa/26306052
Espero ter ajudado.
2- C
Explicação: Acabei de fazer