Atualmente convivemos com automóveis bicombustíveis. Por exemplo, motores que funcionam com álcool (etanol) e com gasolina. Sobre esses dois combustíveis, considere as informações a seguir.
I. O álcool é uma fonte de energia renovável e a sua combustão completa não deixa resíduos poluentes na atmosfera.
II. A gasolina é uma fonte de energia não renovável e a sua combustão deixa resíduos poluentes na atmosfera.
III. Na cidade, com gasolina, o modelo de automóvel roda 10,0km por litro, média que cai para 7,2km por litro com álcool.
IV. Os preços do litro de gasolina e de álcool são respectivamente R$6,00 e R$3,00. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta.
a) O proprietário de um automóvel bicombustível, se estiver atento ao problema da poluição atmosférica, dará preferência à gasolina.
b) O proprietário de um automóvel bicombustível cujo tanque tem 50L, caso viaje por uma estrada em que postos de combustível são separados por 400km, deve abastecê-lo com álcool.
c) Para o proprietário de um automóvel bicombustível, o uso do álcool como combustível não traz nenhuma compensação, pois o seu consumo é maior que o de gasolina.
d) O proprietário de um automóvel bicombustível deve dar preferência ao uso do álcool como combustível, pois, apesar do maior consumo, não polui, custa menos e é uma fonte de energia renovável.
e) o proprietário de um automóvel bicombustível deve usar gasolina, pois esse combustível melhora o desempenho do veículo.
Respostas
respondido por:
0
Quanto ao uso de combustíveis em carros bicombustíveis, a alternativa correta é a d).
De modo geral, o álcool custa menos por litro e não gera resíduos poluentes, além de ser oriundo de uma fonte renovável, sendo todos esses fatores positivos em relação ao etanol.
Por isso, a utilização do álcool apresenta mais vantagens do que desventagens, mesmo que esse combustível apresente menor número de quilômetros rodados por litro.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás