Para se compreender o início da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) é necessário se entender o desenvolvimento dos nacionalismos e suas crises. O pan-eslavismo foi um dos grandes movimentos que gerou certo revanchismo com os interesses austriacos, tal atrito influenciou no início da Primeira Grande Guerra com o assassinato de um grande lider austriaco. APONTE qual foi o lider austriaco assassinado em 1914 e RELACIONE tal evento ao inicio da Primeira Guerra Mundial.
Respostas
arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro junto com o de sua esposa, a duquesa Sophie, é considerado o episódio decisivo para o início da Primeira Guerra Mundial
Francisco Ferdinando,a política de alianças firmada entre as nações europeias nos ajuda a entender porque a morte do Francisco Ferdinando deu início à guerra.
Quem assassinou o arquiduque foi um ativista radical sérvio, por este motivo o Império austro-húngaro exigiu que a Sérvia tomasse providências e entregasse o culpado às autoridades. Como isso não ocorreu no prazo estipulado, o Império austro-húngaro declarou guerra à Servia; mas a Sérvia tinha uma aliança com a Rússia, que declarou guerra ao Império austro-húngaro. O Império austro-húngaro tinha uma aliança com a Alemanha que, então, declarou guerra à Rússia. Inglaterra e França, por sua vez, compunham uma aliança com a Rússia e, portanto declaram guerra à Alemanha (e ao Império austro-húngaro) ai deu guerra né.