O movimento Tenentista ocorrido na década de 1920 foi resultado de que?
A)da insatisfação das Forças Armadas com a política de desvalorização da Marinha o que resultou na Revolta da Chibata.
B)do desentendimento entre os militares e o presidente Arthur Bernardes ocasionando os movimentos do 18 do Forte de Copacabana e a Revolta da Armada.
C)da insatisfação dos militares de baixa patente em relação à política oligárquica, a desmoralização da vida política brasileira e da corrupção nas eleições.
D)do combate entre as forças da República Oligárquica, os coronéis e os cangaceiros durante o movimento chamado Coluna Prestes.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C - da insatisfação dos militares de baixa patente em relação à política oligárquica, a desmoralização da vida política brasileira e da corrupção nas eleições.
Explicação:
Os tenentes criticavam o sistema eleitoral brasileiro, o crescimento da dívida externa, o descontrole das finanças públicas e o privilégio dado aos grupos agroexportadores por meio das políticas protecionistas do governo federal.
Eles desejavam reformar as instituições republicanas, principalmente por meio da centralização do poder e da defesa do nacionalismo, uma vez que consideravam os grupos oligárquicos dominantes como representantes do imperialismo no Brasil.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás