Respostas
Resposta:
Na mitologia grega Medusa era um monstro no corpo de uma mulher. Ela era filha de Fórcis e Ceto, divindades marinhas. Diferente de suas irmãs - Esteno e Euríale - Medusa era mortal.
Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa. Por conta disso, como punição, a deusa grega Atena decidiu transformar as três irmãs em seres estranhos, com pele escamosa e cobras na cabeça.
Explicação:
O mito da medusa é um dos mais populares da mitologia grega. Ele aparece juntamente com o desafio histórico de Perseu - um dos mitos heroicos mais conhecidos dessa mitologia. Medusa era a mais conhecida das três irmãs Górgonas.
Depois de transformadas em seres estranhos, Medusa, Esteno e Euríale passaram a viver no interior de uma caverna, que ficava no extremo ocidente da Grécia, próximo a um país chamado Hespérides e eram temidas por toda Grécia.
A história envolvendo Perseu e Medusa começou com uma missão que foi designada ao jovem. Depois de ter sido resgatado na companhia de sua mãe, em um cesto de madeira, jogado em alto mar, o rei de Sérifo – Polidecto – achou que Perseu fosse uma ameaça ao seu reinado.
ntão, com a intenção de casar-se com a mãe de Perseu, o rei mandou o semideus para uma missão que era matar Medusa, acreditando que certamente ele não voltaria. Apesar de aparentemente impossível, Perseu recebeu alguns presentes que tornaram a missão viável: Atena sensibilizou-se e decidiu ajuda-lo.
A deusa da sabedoria deu a ele um elmo que lhe tornava invisível, sandálias aladas, um alforje chamado quíbis – para transportar a cabeça de Medusa – e um escudo de bronze para que ele pudesse confrontar as irmãs Górgonas.
Perseu chegou à caverna e ao entrar encontrou as irmãs dormindo. Ele então se aproximou de costas, guiado pelo reflexo do escudo e usando o elmo que o deixava invisível. O jovem flutuou por cima de Esteno e Euríale, graças às sandálias aladas e chegou até Medusa.
Sem poder olhar diretamente para ela, o jovem mirou sua cabeça por meio do reflexo do escudo e a cortou. Ele então guardou a cabeça no quíbis, e foi embora. Como estava invisível ele não foi seguido pelas irmãs da Medusa. Perseu entregou à Atena a cabeça de Medusa, que a utilizou para tornar seu escudo mais poderoso.
Ainda segundo a lenda, foi o sangue da Medusa que teria criado os corais do Mar Vermelho. Isso teria acontecido enquanto Perseu levava a cabeça da Górgona, tendo parado para descansar no litoral da Etiópia, mesmo local onde conheceu sua esposa, Andrômeda.
Outra criação que teriam nascido do sangue da Medusa foram as víboras venenosas do deserto do Saara. Algumas lendas ainda citam que Perseu teria transformado o Titã Atlas em pedra usando a cabeça da górgona.
Mais sobre Perseu
Perseu foi um guerreiro da mitologia grega. Ele ficou conhecido por matar Medusa, que transformava qualquer pessoa que a encarasse em pedra. Além disso, ele fundou a cidade-estado de Micenas. Perseu era filho de Zeus com uma mortal, Dânae.