Respostas
Resposta:
“As pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a
diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a
igualdade os descaracteriza.” (SANTOS; NUNES, 2012, p.38)
Explicação:
A igualdade como um princípio fundamental para as sociedades democráticas, pois possibilita a todos a equiparação no que diz respeito ao desfrute e proveito de seus direitos. No entanto, como dito, tal princípio pode ser conceituado e analisado sob aspectos filosóficos, históricos, jurídicos, sociológicos, entre outros, devido a sua amplitude e relevância que possui para o bem comum.
A aplicação universalizada da lei (de que “todos são iguais” perante ela) pode acarretar injustiças até hoje, como ocorreu durante a história. É por esse motivo que se tornou insuficiente tratar o indivíduo apenas pela igualdade formal/universalizada e se fez necessário especificar quem é o sujeito de direito, quem é aquele indivíduo bem como suas peculiaridades e particularidades.
Pensar nestes aspectos significa que, em alguns casos, determinadas pessoas em uma sociedade ou violações de determinados direitos exigem uma resposta específica e diferenciada para corrigir desigualdades, falta de oportunidades, discriminações e outros.
Na realidade a "Igualdade" na democracia beneficia apenas uma classe de pessoas, ou seja, das pessoas que possuem maiores recursos financeirose que tem grandes influências políticas e sociais. Na igualdade não existe um olhar diferenciado para cada indivíduo e isso causa desigualdade.
Para haver esse equilíbrio é necessário que exista a equidade, que está interligado ao conceito de justiça.
Equidade é uma palavra de origem latina (aequitas) e significa a persistente busca pela justiça que trate cada indivíduo segundo sua natureza particular. Equidade significa a disposição para exercer a imparcialidade na correção da lei em que a justiça se exprime. ...
Que infelizmente está apenas na teoria e na prática vivemos uma equidade disfarçada de igualdade para privilégio de poucos e injustiça de muitos.