• Matéria: Português
  • Autor: arturferreiragoncalv
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o poema a seguir:
MÃOS DADAS
Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens (presentes, a vida presente. Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
1) Com base nos elementos linguísticos e literários constitutivos do poema Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade, e no contexto do Modernismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
(1) No poema Mãos dadas, a justaposição de elementos do mundo ideal e do mundo real é reveladora da especial predileção do poeta pelo mundo ideal.
(2) A dicção poética escolhida e a matéria da poesia evidenciam que esse poema drummondiano não se vincula diretamente ao projeto antropofágico de Oswald de Andrade. (3)O poema Mãos dadas é lírico, apesar de o poeta pregar a objetividade e tentar transpor os limites da subjetividade.
(4)A proposta poética expressa na 2.a estrofe do poema configura-se como súmula das proposições poéticas da fase modernista conhecida como Geração de 45.
(5)O poeta emprega a primeira pessoa do plural para se dirigir diretamente aos demais poetas, seus "companheiros" (v.3), e os convocar a construírem, junto com ele, a poesia do presente.
(6)No poema Mãos dadas, as diferenças entre o que deve e o que não deve ser a poesia são reforçadas pelo emprego de verbos, respectivamente, no presente e no futuro.
(7)Na 22 estrofe do poema, foi empregado o recurso da negação para parodiar temáticas do romance da chamada Geração de 30 do Modernismo brasileiro.
(8)No verso "Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças" (v.4), Drummond, para caracterizar os demais poetas, estabelece uma relação de oposição que resulta no seguinte paradoxo: os companheiros estão pessimistas, mas são otimistas.
(9)Nos versos 6 e 7, predomina a função apelativa da linguagem, como indica o emprego do modo imperativo das formas verbais "afastemos" e "vamos". ​

Respostas

respondido por: leticiamaresferreira
0

Resposta:

O texto "Mãos dadas" reflete um traço constante na obra de Drummond, que pode ser caracterizado por:

(C) uma visão do mundo na qual não há espaço para ilusões

> No poema, o poeta exalta a realidade e o tempo presente. Ele não pretende idealizar a realidade ou se voltar para o mundo da fantasia, nem ser saudosista ou preocupado com o futuro. O que importar é "o tempo presente, os homens presentes, a vida presente".

Alguns versos deixam isso bem claro, como:

"Estou preso à vida e olho meus companheiros."

"Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos"

O poeta não quer fugir da realidade para um mundo de fantasia. Veja:

"Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins."

Explicação:

espero ter ajudado:)


arturferreiragoncalv: Obrigado foi uma otima resposta de introdução mas faltou julgar os itens
Perguntas similares
8 anos atrás