• Matéria: Filosofia
  • Autor: lelecarvalho200269
  • Perguntado 4 anos atrás

(ENEM) A justiça e a conformidade ao contrato consistem em algo com que a maioria dos homens parece concordar. Constitui um princípio julgado estender-se até os esconderijos dos ladrões e às confederações dos maiores vilões; até os que se afastaram a tal ponto da própria humanidade conservam entre si a fé e as regras da justiça.


De acordo com Locke, até a mais precária coletividade
depende de uma noção de justiça, pois tal noção
a) identifica indivíduos despreparados para a vida em comum.
b) contribui com a manutenção da ordem e do equilíbrio social.
c) estabelece um conjunto de regras para a formação da sociedade.
d) determina o que é certo ou errado num contexto de interesses conflitantes.
e) representa os interesses da coletividade, expressos pela vontade da maioria.

A ALTERNATIVA CORRETA É A B, MAS ALGUÉM SABERIA ME EXPLICAR O ERRO DAS ALTERNATIVAS C e E?

Respostas

respondido por: emillysantoss90
0

Resposta:

Para o filósofo contratualista John Locke, até a mais precária coletividade precisa ter uma noção de justiça para se nortear, pois sem ela não seria possível instaurar qualquer tipo de ordem. a C e a E não ta no contexto

Explicação:

respondido por: tarcylaferreiracastr
0

Resposta:

Posso te ajudar!

Explicação:

A alternativa (c) está errada pois, em um mundo anterior ao Contrato Social, não existe uma sociedade propriamente dita, apenas um convívio, que na percepção de Locke, é harmonioso. Sim, a alternativa faz sentido, porém, a prova de vestibular do ENEM trabalha muitas competências e habilidades, dentre elas, entendimento do quê que o enunciado pede.

A alternativa (e) não é a correta pois, no mundo pacífico e harmonioso, de Locke, a Justiça não advém de um "interesse" coletivo, mas sim dos direitos naturais de cada ser. Ou seja, a Justiça, de fato, é o equilíbrio que garante os direitos amas as partes envolvidas, não o cumprimento de um interesse coletivo.

Perguntas similares