Diversos autores científicos anunciam em seus estudos que é necessário considerar o significado ampliado da deficiência e a representação do papel social da pessoa, e não da deficiência (VAN KOLCK, 1987; GOFFMAN, 1982; MACEDO, 2008). O significado da deficiência deve ser ampliado, pois há que se considerar os diversos aspectos da vida cotidiana. Sobre a deficiência, analise as seguintes afirmativas: I- Representa uma condição crônica com necessidade de atenção. II- Há demanda de reabilitação física e tratamento de saúde. III- Existe a aparência corporal acima da função social da pessoa. IV- Há custos a mais de vida que uma pessoa sem deficiência. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Van Kolck, O.L. A doença e a imagem corporal: campo fértil de pesquisas. Boletim de Psicologia, São Paulo, 37 (87), p. 46-48, 1987. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 1982. MACEDO, P.C.M. Deficiência física congênita e saúde mental. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, dez 2008. A) Somente a afirmativa IV está correta. B) Somente a afirmativa I está correta. C) As afirmativas I, II e IV estão corretas. D) As afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
5
Sobre as deficiências e o seu papel social na vida dos deficientes, a alternativa correta é:
Alternativa D)
A função social do individuo portador de deficiência muitas vezes é posta de lado devido a sua deficiência, é um comportamento intolerante que é propagado em nossa sociedade, a imagem que se tem do deficiente é vista como sendo maior do que o individuo deficiente.
Além disso, as deficiências criam uma demanda por reabilitação física e tratamentos de saúde, mesmo não sendo condições que necessitam de atenção constantemente.
Espero ter ajudado!
respondido por:
3
Letra B (I- Representa uma condição crônica com necessidade de atenção) Somente essa a correta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás