1-Qual a diferença entre lugar, espaço vivido, espaço geográfico e paisagem? Explique cada um deles.
Respostas
Resposta:
Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. ... Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza.
Resposta:
Categorias da Geografia
Explicação:
Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.
Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como preceptora do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato. Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.
A região é um conceito que representa uma ideia geral sobre um espaço geográfico que possui características comuns. Essas características apresentam-se como uma forma de diferenciação das demais regiões (regionalismo).
território
O território é um conceito definido por algum tipo de fronteira, por vezes definidas politicamente pelo Estado, como as fronteiras entre os países ou os limites de uma cidade. Outras vezes, o território é delimitado por outras formas de poder, como o território ocupado por um grupo, facção criminosa, famílias, etc. Assim, o território é o conceito que define o que pode ser demarcado e limitado por questões relativas ao poder. Os limites dos territórios podem ser demarcados por elementos naturais como montanhas, rios ou mares, mas também por convenções humanas como as fronteiras, cercas, muros ou linhas imaginárias.