• Matéria: História
  • Autor: eduardaespindola
  • Perguntado 4 anos atrás

história de partenon Grécia antiga ​

Respostas

respondido por: kauankah345
1

Resposta:

O Partenon ou Partenão (em grego antigo: Παρθενών, transl Parthenōn; em grego moderno Παρθενώνας, transl. Parthenónas) foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade, projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos e decorado em sua maior parte pela oficina do escultor Fídias, que também executou a estátua criselefantina (feita de marfim e ouro) da deusa patrona da cidade, Atena Partenos, presente no interior do templo naquela época.

O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.[1] O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos.

O Partenon e outros edifícios da Acrópole são um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia. O Ministério da Cultura e Turismo grego atualmente leva adiante um programa de restauração e reconstrução para assegurar a estabilidade da estrutura.[2]


eduardaespindola: muito obrigada
respondido por: igoribipora
1

O Partenon foi construído no século V a.C. em dedicação à deusa grega Atena.  

Desde sua construção o Partenon sofreu inúmeras alterações. Foi queimado meio a invasões bárbaras e restaurado por romanos. Durante o período bizantino, foi transformado em igreja cristã. Já no Império Otomano foi transformado em mesquita. Em 1687 foi alvo de uma explosão que acabou destruindo parcialmente a construção, sobrando assim, o símbolo da arquitetura grega que temos hoje

O Partenon foi construído para substituir o antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa de sua construção foi de Péricles, estratego (líder político) ateniense do século V a.C., e a sua construção foi supervisionada por Fídias, encarregado também das esculturas decorativas.

Perguntas similares