Respostas
Resposta:
Alcanos são compostos não-cíclicos formados somente por ligações químicas {\displaystyle {\ce {C-C}}}{\displaystyle {\ce {C-C}}} e {\displaystyle {\ce {C-H}}}{\displaystyle {\ce {C-H}}}.[1]
Os alcanos pertencem à classe dos compostos químicos conhecida com de hidrocarbonetos, que inclui também os cicloalcanos, alcenos, alcinos, dienos, polienos, benzeno e derivados do benzeno[2], formados apenas por carbono e hidrogênio.
A cadeia formada apenas por ligações simples é chamada de saturada, enquanto a presença de ligações duplas caracteriza as cadeias insaturadas. Os alcanos apresentam a fórmula geral {\displaystyle \mathrm {C} _{\mathrm {n} }\mathrm {H} _{\mathrm {2n+2} }}{\displaystyle \mathrm {C} _{\mathrm {n} }\mathrm {H} _{\mathrm {2n+2} }}, onde {\displaystyle n}n é o número de carbonos. A designação parafinas para os alcanos é pouco utilizada atualmente.
Explicação:
Os cicloalcanos são hidrocarbonetos cíclicos que possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada.[1] A fórmula geral dos cicloalcanos simples é CnH2n, idêntica aos alcenos.