Respostas
Resposta:
Comunicação em saúde e Enfermagem
A comunicação em saúde é um item essencial e norteador para os profissionais no processo saúde-doença e na assistência às populações. Sem ela, etapas de diagnósticos, planos de cuidado, procedimentos, promoção e prevenção da saúde não ocorrem. A comunicação e a interação entre as equipes é a base de uma assistência de qualidade e multiprofissional.
A comunicação é um meio de interação com as pessoas e viabiliza a compreensão/entendimento das situações ocorridas no todo e manifesta e exterioriza as ideias, que vai além de transmitir, informar, partilhar, esclarecer, revelar ou expressar um fato. Existem várias manifestações comunicativas, as quais vamos classificar brevemente:
Comunicação verbal:
A comunicação verbal pode ser oral ou escrita. Em ambas, a clareza das informações deve estar presente. A comunicação verbal escrita está no dia a dia da Enfermagem, através de registros das ações em prontuário, além de outros sistemas de informações em saúde. A comunicação verbal oral envolve a passagem de plantão, a abordagem ao paciente e familiares, o contato e discussões com a equipe multiprofissional, entre outras situações.
Comunicação não verbal:
A comunicação não verbal se dá através dos gestos, das expressões corporais e faciais. Alguns elementos são importantes neste tipo de comunicação: entonação vocal, postura