2 – Analise a charge abaixo sobre as fases do governo Vargas e escreva nas caixas, o porquê da expressão
facial de Getúlio mudar em cada situação. Use trechos dos textos acima para formular as respostas.
Respostas
Resposta: 1930-1931: Concorrendo a presidência e Cativando com seu Carisma: Em 1930, Getúlio Vargas assume o poder provisório, após derrubar outros candidatos. Governo Provisório.
1932: Mostrando quem está no poder para a oposição: Em 1932, A oligarquia paulista instaura uma guerra civil buscando a queda de Vargas. Mas houve uma intervenção militar por parte do governo e a guerra foi represada.
1933: 'o feitiço virou contra o feiticeiro': politicamente influenciada pela guerra e como se findou, houve a convocação da Assembleia Nacional Constituinte (1933). Eleição de um novo parlamento, consequentemente uma possível ascensão.
1934: "Consegui o que eu queria!" : com a eleição do novo parlamento e a elaboração da Constituição de 1934: instituiu-se o Governo Constitucional, Getúlio Vargas foi eleito indiretamente para chefiar a nação nesse período. Governo Constitucional.
1935: "vendo o circo pegar fogo": Nesse ano aconteceram as chamadas Revoltas Comunistas (1935), Banimento da Aliança Nacional Libertadora por Getúlio Vargas, pois era contra o governo Vargas.
1936:'' mostrando a verdadeira face: Em 17 de janeiro de 1936, é sancionada uma lei que limita o poder militar dos estados, subordinando as polícias militares ao Exército Brasileiro, limitando os efetivos e proibindo de possuírem artilharia, aviação e carro de combate. Foi criado, em 11 de setembro de 1936, um tribunal especial para julgar os apoiadores da Revolução Comunista, chamado de "Tribunal de segurança nacional".
1937: "ditador brasileiro" - A Comissão de Repressão ao Comunismo e as prisões em massas tornaram-se constantes. A eliminação da esquerda no país, influenciou a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, em 10 de novembro de 1937.
Explicação:
Resposta: Em 1930, Getúlio Vargas assume o poder, resultado direto á revolução 1930, com a destituição do então presidente Washington Luís e impedindo a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país). Assim assumiu o governo provisório e instaurou-se o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, conhecido como “Ministério da Revolução”, que passou a organizar a legislação trabalhista. Por isso ficou conhecido como "pai dos pobres" . Governo Provisório. (1930-1931)
Em 1932, A oligarquia(regime politico onde o poder é exercido por um pequeno grupo do mesmo partido ou família) paulista estava insatisfeita com a perda de poderes sofrida com a ascensão de Getúlio Vargas, por isso, passou a exigir que o país fosse constitucionalizado afim de devolver a centralidade política e econômica de São Paulo. No Estado de São Paulo foi instaurada uma guerra civil que militarmente foi derrotada, mas politicamente influenciou na convocação da Assembleia Nacional Constituinte (1933). Com a eleição do novo parlamento e a elaboração da Constituição de 1934 instituiu-se o Governo Constitucional, Getúlio Vargas foi eleito indiretamente para chefiar a nação nesse período. Em 1935, As Revoltas Comunistas, mais conhecida como Intentona Comunista foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado entre 23 e 27 de novembro de 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora (A.N.L.), com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB), na época denominado Partido Comunista do Brasil, e do Comintern. O levante ocorreu em Natal, Recife e no Rio de Janeiro. Internacionalmente, a Alemanha nazista e o império Japonês assinaram em 25 de novembro de 1936, o Pacto Anti-Comintern, declarando oficialmente a posição nazista e fascista contra o Comunismo Internacional.
No ano 1936 foi criada a Comissão de Repressão ao Comunismo e as prisões em massas tornaram-se constantes. A eliminação da esquerda no país consistiu como um passo para a instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, em 10 de novembro de 1937. O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas e estendeu-se por oito anos. Nesse período, Vargas reforçou o seu poder, reduziu as liberdades civis e implantou a censura. Também foi o período de intensa propaganda política e um momento em que Vargas estabeleceu sua política de aproximação das massas.