Ajuda ai nessa questão
Respostas
Olá.
O Diagrama de Venn funciona assim: cada conjunto é representado por um círculo.
Os elementos do conjunto A, que são -3, -1, 0, 1, 6 e 7 deverão então ser escritos dentro do círculo A. O mesmo deverá ser feito com os elementos dos conjuntos B e C, colocando-os nos círculos que representam seus conjuntos.
Quando um mesmo elemento aparecer em mais de um conjunto, ele é representando em mais de um círculo ao mesmo tempo, e para isso ele é colocado onde esses círculos se cruzam. Por exemplo:
=== os conjuntos A, B e C possuem o elemento 1. Então o elemento 1 deve ser escrito onde os círculos dos conjuntos A, B e C se cruzam ao mesmo tempo. Esse lugar é lá no centro do diagrama.
=== os conjuntos B e C possuem o elemento 3, mas o conjunto A não. Então o elemento 3 deve ser escrito onde os círculos que representam os conjuntos B e C se cruzam, mas não onde o A cruza também. Em vez do centro, o elemento 3 estará numa parte específica, só onde estão ao mesmo tempo elementos de B e de C.
Percebeu? É simples.
Com o Diagrama de Venn conseguimos escrever cada elemento apenas uma vez, sem deixá-los repetidos se pertencerem a vários conjuntos. Também conseguimos ver onde os conjuntos possuem os mesmos elementos. E podemos também contar facilmente os elementos na união e na intercessão de conjuntos. Realmente alguém muito inteligente criou esse método. É um recurso visual onde podemos compreender melhor a relação entre conjuntos.
Intersecção de conjuntos - é percebida de duas formas:
=== por uso do sinal de intersecção: ∩
A∩B∩C =
A∩B =
A∩C =
B∩C =
=== pelo centro e pelas laterais do Diagrama de Venn.
União de conjuntos - é percebida de duas formas:
=== por uso do sinal de união: ∪
AUB∪C =
AUB =
AUC =
BUC =
=== por todo o Diagrama de Venn.
Acompanhe os elementos dentro dos conjuntos por extenso, onde são usadas as chaves ( { } ), ao mesmo tempo em que os localiza no diagrama.
Bons estudos para você.
b) C U B =
c) C – A =
d) B ∩ (A U C) =