Respostas
Resposta:
1) Alternativa D
2) Alternativa D
Explicação passo a passo:
1)
Na questão 1 podemos resolver utilizando a lógica.
Primeiramente vamos chamar o número de casas do lado do tabuleiro de n, sendo assim, a cada fileira ( f ) o valor da última casa da será igual a:
valor última casa = l • f
Ex:
Na imagem temos 3 casas em cada lado do tabuleiro, ou seja, l = 3. Sendo assim, o valor da última casa da primeira fileira ( f = 1 ) é igual a 3, enquanto na segunda fileira ( f = 2 ), esse valor é 6.
Para descobrirmos o valor da casa central, precisamos achar o valor da última casa da fileira do meio, sendo assim, o centro C é igual a:
C = n/2 • n + 1/2
C = (n² + 1) / 2
No caso do exercício, precisamos encontrar o valor central quando o tabuleiro possuir 49 casas, número equivalente a n². Sendo assim:
C = (49 + 1) / 2 = 50/2
C = 25
2)
A questão 2 é mais simples, pois quando elevamos 10 a um número qualquer n, iremos perceber que o número resultante possuirá n vezes o número 0
Ex:
10² = 100 ( 2 zeros presentes no número )
10³ = 1000 ( 3 zeros presentes no número )
Analisando os exemplos percebemos que o resultando sempre apresenta a mesma quantidade do algarismo 1, e diferentes quantidades de 0.
Assim, a soma dos algarismos dessas potências será igual a:
1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 5
*Obs: desculpe se as explicações estiverem confusas, não sabia muito bem como explicar, mas garanto que estão corretas :)