A busca pelo Bem-Vinda social e o desenvolvimento humano, pode ser apontado como um dos principais focos de Platão em suas obras, pois seus textos refletem, que Platão acreditava:
A) que não havia participação do indivíduo num estado
B) que não havia necessidade de buscar o desenvolvimento do indivíduo
C) que não havia necessidade de buscar o Bem-Estar social
D) que não havia como buscar o Bem-Estar social, sem aprimorar os indivíduos do estado
E) que relação entre indivíduo e Estado é mínima, dispensando então a necessidade de sua formação.
Respostas
Resposta:
Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga e o principal discípulo de Sócrates.
Estátua de Platão, um dos maiores pensadores da Grécia Antiga e o principal discípulo de Sócrates.
Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo. Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.
O primeiro, que deve ser escrito com letra maiúscula, seria a realidade intelectual, verdadeira e acessada apenas por meio da capacidade racional do ser humano. Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível. Essa realidade é ilusória, enganosa e inferior, levando o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que não correspondem às essências
Explicação:
PLATÃO
Platão foi considerado um dos principais pensadores do período antropológico da filosofia grega