O sistema linfático, ao contrário do sistema circulatório, não possui nenhum órgão que executa a função de bomba. Quando em condições normais, os vasos linfáticos são canos de baixa pressão e os mesmos mecanismos que realizam o retorno venoso nos vasos sanguíneos também agem nos vasos linfáticos.
Marque a alternativa que responde quais são os mecanismos que realizam o retorno venoso.
A.
Ação de relaxamento dos músculos esqueléticos inativos; diminuição de pressão no tórax durante a respiração; valvas que facilitam o refluxo retrógrado.
B.
Ação de ordenha dos músculos esqueléticos ativos; alterações de pressão no tórax durante a respiração; valvas que evitam o refluxo retrógrado.
C.
Ação de ordenha dos músculos lisos ativos; aumento de pressão no tórax durante a respiração; valvas que evitam o refluxo retrógrado.
D.
Ação de ordenha dos músculos esqueléticos ativos; equilíbrio de pressão no tórax durante a inspiração; valvas que direcionam o refluxo retrógrado.
E.
Força de repuxo dos músculos esqueléticos; alterações de pressão no tórax; valvas que evitam o refluxo retrógrado.
Respostas
Resposta:
E. Os capilares linfáticos são amplamente distribuídos nos tecidos, mas estão ausentes em ossos, dentes, medula óssea e sistema nervoso central
Explicação:
Os capilares são distribuídos amplamente pelos tecidos do corpo, geralmente acompanhando os vasos sanguíneos. Apesar disto estão ausentes em ossos, dentes, medula óssea e sistema nervoso central. No sistema nervoso central, o excesso de líquido intersticial é drenado pelo líquido cerebrospinal.
Resposta:
B. Ação de ordenha dos músculos esqueléticos ativos; alterações de pressão no tórax durante a respiração; valvas que evitam o refluxo retrógrado
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
Os vasos linfáticos são geralmente envolvidos em bainhas de tecido conjuntivo junto aos vasos sanguíneos, e as pulsações das artérias próximas auxiliam no fluxo linfático