• Matéria: ENEM
  • Autor: OriginalGeeee2976
  • Perguntado 3 anos atrás

compreender as mudanças na cidade do rio de janeiro possibilita analisar a como as transformações que a cidade e todo o território nacional passaram com a vinda da família real foram significativas. para a cidade do rio de janeiro, o que significou esse estabelecimento da corte em 1808? * 1 ponto a) possibilidade de benefícios para os cofres brasileiros considerando o fim dos impostos em libras-esterlinas (moeda inglesa na época) que os moradores da cidade do rio de janeiro pagavam a portugal. b) a aliança firmada entre a coroa portuguesa e a brasileira ao se unificarem e formarem uma única coroa a partir do casamento do príncipe regente. c) com o estabelecimento da família real portuguesa e sua corte no brasil, o rio de janeiro tornou-se a sede do império ultramarino português. d) a construção de fortes na baía da guanabara para proteger as feitorias e o avanço das invasões dos povos originários que ainda habitavam a região. 2. no primeiro mês da corte portuguesa no brasil foram elaboradas leis que favoreceram a educação e o comércio, com destaque para a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. porém o rio de janeiro não estava preparado para receber toda a corte, para isso, d. joão vi decretou que houvesse uma grande reforma urbana em toda a cidade. entre as obras realizadas, quais correspondem às reformas realizadas na cidade em virtude da chegada da corte portuguesa no brasil? * 1 ponto a) a prefeitura municipal, o jardim botânico, as feitorias das regiões da baía da guanabara, e as casas de fundição (feitas para a cobrança sobre o ouro extraído nas minas da região). b) o conselho de estado e a intendência da polícia, o erário régio, o banco do brasil, a casa da moeda, a imprensa régia (jornais eram proibidos na colônia). c) a biblioteca real, o conselho das minas, o banco do brasil, as estradas de ligação transamazônica e rio-são paulo, além das feitorias nas demais capitanias próximas ao rio de janeiro. d) o real horto, o banco central, a casa da moeda (para iniciar a circulação de moeda no brasil) e o alargamento das avenidas centrais da cidade (como a rua do ouvidor e visconde do rio branco).

Respostas

respondido por: ITzKitsune
2

Resposta:1) C    2) B

Explicação:1): Com o estabelecimento da Família Real portuguesa e sua Corte no Brasil, o Rio de Janeiro tornou-se a sede do Império Ultramarino português. Em outras palavras, a colônia passava de um local de exclusiva exploração, para o centro administrativo, político e econômico da própria Metrópole.

2): As mudanças na cidade do Rio de Janeiro possibilitaram significativas transformações e o Rio de Janeiro tornou-se a sede do Império Ultramarino português. O Rio de Janeiro não estava preparado para receber toda a corte. Houve uma grande reforma urbana, construindo ruas mais largas, jardins, praças, casarões para abrigar a nobreza. Foram instalados importantes órgãos político-administrativos como: o Conselho de Estado e a Intendência da Polícia, o erário régio, o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Imprensa Régia (jornais eram proibidos na colônia), o Horto real, a Biblioteca e Teatro Real, além da criação das Faculdades de Medicina, Direito e de Belas Artes.                                                                                                 MELHOR RESPOSTA    ?


elianemleal14: olha aqui você me fez errar então está errado!!!
gabriellevitoriasant: o elianemleal14 todo mundo erra, nimguem é perfeito nem mesmo vc!
respondido por: martinkoliveira
0

1) A alternativa correta sobre o que significou o estabelecimento da corte em 1808, para o Rio de Janeiro, é a letra C) com o estabelecimento da família real portuguesa e sua corte no brasil, o rio de janeiro tornou-se a sede do império ultramarino português.

2) A alternativa correta sobre as obras realizadas, as que correspondem às reformas realizadas no Rio de Janeiro em virtude da chegada da corte portuguesa no Brasil, é a letra B) o conselho de estado e a intendência da polícia, o erário régio, o banco do brasil, a casa da moeda, a imprensa régia (jornais eram proibidos na colônia).

1) A cidade do Rio de Janeiro, que no período já era compreendida como a capital do Brasil, se tornou a capital do Império Ultramarino Português, ou seja, foi a cidade que abrigou os membros da Corte.

Essa mudança foi muito positiva para a cidade, pois rendeu prestigio à mesma, além de ter melhorado consideravelmente a sua economia.

2) A família real portuguesa, ao chegar no Rio de Janeiro, se depararam com uma cidade muito diferente dos padrões que conheciam na Europa, e por este motivo, iniciaram grandes obras na cidade, com o intuito de deixá-la melhor estruturada.

Algumas das diversas obras realizadas foram: construções de ruas, estradas, pontes, calçadas, postes de iluminação, bem como grandes mudanças nos sistemas político e econômico, como a criação de um conselho do estado, o banco do Brasil, a casa da moeda, etc.

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/27529622

Anexos:
Perguntas similares