Os métodos contraceptivos definitivos são uma forma permanente de evitar a gravidez. Uma paciente fez a seguinte pergunta ao médico: "é verdade que o método permanente na mulher faz com que ela fique estéril que nem ocorre com o homem?". Baseado na pergunta que a paciente fez ao médico, explique e compare esses dois métodos (o nome deles, como são feitos, se afetam alguma coisa no restante do sistemal reprodutor como os hormônios. etc 2,n ) . A afirmação da paciente está correta ou não? Se você fosse o médico o que diria para ela?
Respostas
Resposta:
Laqueadura e vasectomia são procedimentos contraceptivos que resultam na esterilização definitiva.
A Laqueadura, também conhecida como ligação das trompas, é um método de esterilização feminina cirúrgica que envol ve o corte ou b loqueio das tubas uterinas . Este procedimento impede que os ovócitos liberados pelo ovário encontrem os espermatozoides, o que impede a f ecundação.Este p rocedimento pode ser realizado por qualquer mulher. Ex istem condições ginecológicas, ca rdiovasculares e alguns outros problemas de saúde que pod em adiar a esterilização, mas não impedi-la. Entre as condi ções ginecológicas estão a gravidez, pós-parto de 7 a 42 d ias, complicações no pós-parto ou aborto, acúmulo de sangue na região uterina, sangramento vaginal se m d iagnóstico, doença inflamatória pé lvica (DIP), cervicite purulenta, gonorreia, cl amídia, cânceres pélvicos ou doença trofoblástica maligna. Ob struções totais ou parciais de vasos cardíacos ou de veias profundas da p erna e pulmões, problemas sintomáticos d e vesícula biliar, hepatite viral ativa, anemia aguda, doença pulmonar, gastroenterite infecções sistêmicas ou dermatológicas na região abdominal também levam ao adiame nto do procedimento. A avaliação médica vai permitir o tratamento da enfe rmidade para que posteriormente seja realizada a laqueadura sem maiores problemas. Por ser uma cont racepção permanente, é indicado para mulheres que não tenham o desejo de ter f ilhos e q ue deem o c onsentimento esclarecido, isto é , que sejam informadas de alguns p ontos importantes sobre o procedimento. Os profissionais d e s aúde d evem co nversar e informar sobre a existência d e método s anticoncepcionais reversíveis, que a esterilização é um proced imento cirúrgico e que existem riscos, q ue o procedimento causa a esterilização sem reversão e que a paciente tem o direito de mudar de ideia a q ualquer momento antes do procedimento.
A Vasectomia é um procedimento cirúrgico que leva a esterilização do homem pelo corte ou b loqueio dos c anais deferentes. Os canais deferentes são os ductos de saem dos testículos, levando os espe rmatozoides até a u retra, desse modo a interrupção desses canais impedem que os e spermatozoides sejam liberados para o meio externo durante a ejaculação. Como a esterilização fe minina, a masculi na também deve ser adiada em alguns casos como DST ativa, inflamação na ponta do pênis, testículo ou epidídimo, infecção dermatológica, sistêm ica, gastroenterite, f ilaríase ou e lefantíase. Após o tr atament o dessas enfermidades é possível realizar o procedimento sem maiores problemas. Por ser uma contracepção permanente, é indicado a homens que não te nham o desejo de ter filhos e que dee m o consentim ento esclarecido, isto é, que seja m informados de alguns pontos importantes sobre o procedimento. Assim como n a laqueadura, os professionais de saúde devem conversar e informar sobre a existência de métodos anticoncepcionais reversíveis, que a esterilização é um p rocedimento cirúrgico e por isso existem riscos , deixar claro que o procedimento ca usa a esterilização sem reversão e que a paciente tem o direito de mudar de ideia a qualquer momento antes do procedimento.
Explicação: