A respeito da empresa açucareira no período colonial, avalie as afirmações a seguir. I. O açúcar atendia à necessidade de lucro imediato da metrópole, que estava em crise em virtude da decadência do comércio de produtos do Oriente.
II. Os portugueses se associaram aos holandeses para o estabelecimento da empresa açucareira no Brasil e para a exploração comercial do produto.
III. A empresa açucareira possuía as características da plantation, ou seja, grande propriedade, monocultura, trabalho assalariado e produção voltada para o mercado externo.
IV. O engenho era a unidade de produção do açúcar e compreendia a lavoura, o engenho propriamente dito, a casa-grande, a senzala e a capela.
É correto o que se afirma em
Respostas
É correto o que se afirma em I, II e IV.
I. O açúcar atendia à necessidade de lucro imediato da metrópole, que estava em crise em virtude da decadência do comércio de produtos do Oriente.
Correto, o comércio com o oriente desenvolveu diversos reinos e gerou lucro para tal economia. Porém em virtude das barreiras alfandegárias, o comércio entrou em declínio.
II. Os portugueses se associaram aos holandeses para o estabelecimento da empresa açucareira no Brasil e para a exploração comercial do produto. Correto, foram os holandeses que financiaram as empresas açucareiras no Brasil.
III. A empresa açucareira possuía as características da plantation, ou seja, grande propriedade, monocultura, trabalho assalariado e produção voltada para o mercado externo. Falso, neste período havia o emprego do trabalho escravo.
IV. O engenho era a unidade de produção do açúcar e compreendia a lavoura, o engenho propriamente dito, a casa-grande, a senzala e a capela. Correto, a economia açucareira era formada por tais situações locais e a produção era feita por mão de obra escrava
Bons estudos!