1. Elabore uma explicação de como o professor do texto 1 pode sentir o som.
2. De acordo com texto 2, como os alunos aprendiam música?
3. O que é som?
4. Se firma resumida explique como o som se propaga pena membrana timpanica, conforme texto e desenho da pag 62
5. O que são ondas infrasons e ultrassons? De exemplos
6. Qual o seu entendimento sobre nível sonoro?
7. segundo a Organização Mundial da Saúde mais de um bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos pode ter perdas irreversíveis na audição por escutar música muito alta em fone de ouvido. Você considera que pode fazer parte dessa estatística? Por que? conversa com seus colegas sobre o assunto
8. Quais problemas podem ser gerados pela poluição sonora?
Respostas
Resposta:
1- Através das vibrações que produzem um efeito tão real quando ao sons das músicas.
2- Com a vibração dos instrumentos e as notas desejadas.
3- O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções.
4- No processo de alavanca, o martelo em contato com a membrana timpânica começa a vibrar com a mesma intensidade a qual transmite para a bigorna, que impulsiona o estribo alternadamente para dentro e para fora da janela oval, finalizando o processo de transmissão do som.
5- Infrassons são ondas sonoras extremamente graves, com frequências abaixo dos 20 Hz, Infrassons podem ser produzidos pelo vento e por alguns tipos de terremotos. Ultrassons é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20.000 Hz. Alguns animais, como o cão, golfinho e o morcego, têm um limite de percepção sonora superior ao do ouvido humano e podem, assim, ouvir ultrassons, Existem "apitos" especiais nestas frequências que servem a estes princípios.
6- Meu entendimento é que a intensidade das ondas sonoras é proporcional à amplitude da onda sonora, e não à sua frequência, por isso dizemos que sons de grande intensidade são sons fortes, enquanto sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.
7- Não, Prefiro usar fones de ouvido apenas quando necessário pois tenho consciência dos danos que ele pode causar se usado frequentemente.
8- A poluição sonora pode causar, além da perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade, perda de desempenho cognitivo, e outras doenças.