• Matéria: Filosofia
  • Autor: mayaragarlet1
  • Perguntado 9 anos atrás

( ) A ideia de que a história é movida pela luta de classes foi uma atribuição equivocada ao marxismo, pois o que impulsiona as mudanças sociais, são os grandes feitos de grandes homens.
II – ( ) O marxismo como abordagem científica, postula a neutralidade teórica diante do estudo da sociedade. Para fazer ciência o cientista social precisa ter objetividade e distanciamento, não pode se envolver com a sua pesquisa.
III- ( ) As sociedades de diferentes épocas, para serem compreendidas, precisam ter sua base material econômica, estudada e analisada em detalhes, pois é a vida material que influencia a vida social.
IV – ( ) A conclusão do estudo de Marx é que o capitalismo representa o escopo da civilização, sendo necessário seu aprimoramento. Estaríamos vivendo o fim da história, diante da última etapa de desenvolvimento da sociedade humana.
V – ( ) O movimento histórico é fruto principalmente da atuação dos trabalhadores, da luta de classes, uma ideia claramente contrária a noção idealista de história feita por grandes personalizadas.

Respostas

respondido por: ferretti
0
Boa tarde, Mayara!

F - o marxismo baseia-se na luta de classes.
F - não há imparcialidade.
V - para Marx a economia tem papel fundamental.
V - Marx imaginava o comunismo como último estágio do desenvolvimento.
V - correto

Um abraço!
Perguntas similares