Conceitue os tipos de ligações quimicas.
Respostas
Resposta:
Ligação metálica
Ligação metálica é atração eletrostática que ocorre entre um grande número de núcleos e um grande número de elétrons presentes na estrutura do metal.
Metais tem a tendência de ceder elétrons da última camada por terem baixa eletronegatividade, transformando-se em cátions que estão agrupados em formas geométricas, formando um retículo cristalino.
Os elétrons da camada mais externa do átomo formam uma nuvem eletrônica (mar de elétrons) dentro do retículo criando uma interação entre os cátions (do núcleo) e os elétrons livres.
Os elétrons não escapam do retículo cristalino, movimentam-se apenas nele.
Lembre-se que metais são os elementos que pertencem aos grupos 1 (metais alcalinos), 2 (metais alcalino-terrosos), do 3 ao 12 (metais de transição), os metais de pós-transição e os lantanídeos e actinídeos.
Ligação iônica
Na ligação iônica há a formação de íons pela transferência de elétrons entre os átomos, criando uma atração eletrostática entre eles.
Esta é uma ligação que ocorre entre metais (que são pouco eletronegativos) e que tem a tendência de ceder elétrons para estabilizar-se (octeto) transformando-se em cátions (+) e não metais (que são eletronegativos) que tem a tendência de receber elétrons, transformando-se em ânions (-).
Ligação covalente
É a ligação química que ocorre entre átomos em que há o compartilhamento de elétrons entre eles, desta forma ambos alcancem a estabilidade química (Regra do Octeto). Não há transferência de elétrons, existe apenas o compartilhamento.
Os elétrons compartilhados podem ser de um ou de ambos os átomos envolvidos na ligação.
A ligação covalente ocorre em elementos que tem de 4 a 7 elétrons na camada de valência e tem diferença de eletronegatividade menor que 2.