Respostas
Resposta:
O corpus representa todos os vocábulos de uma língua. Ou seja, quanto mais ela produz novos vocábulos, maiores são as chances de ela conquistar mais status diante da comunidade.
Resposta:
D. Representa todas palavras de uma língua. Ou seja, quanto mais palavras existirem dentro de diferentes áreas de conhecimento humano, melhor e mais forte será a língua. Para a LIBRAS, quanto mais corpus for gerado melhor, pois ela está em um estágio em que a quantidade de sinais existentes é pouca se comparada a outras línguas orais.
Explicação:
O reconhecimento de um idioma perante a sociedade ocorre por meio de status linguístico, que é conquistado ou aceito naturalmente pelo uso de uma língua ou pela lei que oficializa o uso. O corpus representa todos os vocábulos de uma língua. Ou seja, quanto mais ela produz novos vocábulos, maiores são as chances de ela conquistar mais status diante da comunidade. Por mais que a LIBRAS seja uma língua amplamente utilizada pela comunidade surda e que, muito em breve, aumente consideravelmente seu corpus linguístico, ainda assim, não será possível ela se tornar uma das línguas oficiais do nosso país, a não ser que a Constituição Federal de 1988 seja alterada. Nesse contexto, o objetivo da comunidade surda é que o maior número de pessoas aprenda LIBRAS, contudo seria muito difícil que isso acontecesse (com ou sem lei), pois isso geraria margem para outras línguas pedirem o mesmo (as diversas tribos indígenas que vivem no país poderiam fazer a mesma reivindicação). Perceba que a criação de mais corpus é essencial para uma língua ser mais reconhecida. No caso da LIBRAS, sua força está no movimento surdo e na sua comunidade, porém a falta de corpus em determinadas áreas do saber é uma carência a ser diminuída com o tempo.