Em regime de câmbio fixo, um aumento dos gastos dos turistas estrangeiros no Brasil levará a uma redução do estoque de moeda estrangeira no Banco Central? É verdadeira ou falsa a afirmação acima?

Respostas

respondido por: priscilagouvei
276
A afirmação acima é falsa. Pode-se dizer que em um regime de câmbio fixo o Banco Central vende divisas (reduz suas reservas) quando há excesso de demanda, e compra (aumenta suas reservas) quando há excesso de oferta. Um aumento nos gastos dos turistas estrangeiros, tudo o mais constante, provoca um aumento na oferta de divisas e,consequentemente, contribui para um aumento das respectivas reservas.
respondido por: makmorales
81

Em um regime de câmbio fixo o Banco Central realiza a venda de divisas quando existe excesso de demanda, o que reduz suas reservas. Do mesmo modo, ele compra quando existir excesso de oferta, o que aumenta suas reservas.

Isso significa que no caso do aumento de gastos de turistas no Brasil acaba resultando no aumento da oferta de divisas, o que gera o aumento das reservas do Banco Central e não a redução, como prega o enunciado.

Por isso a afirmação é Falsa.

A modalidade de Câmbio Fixo é normalmente utilizada por países que desejam ter maior controle inflacionário, algo que o câmbio flutuante não proporciona tão bem quanto a modalidade fixa.

Conheça as instituições do sistema financeiro brasileiro:

https://brainly.com.br/tarefa/4450769

Abraços!

Anexos:
Perguntas similares