Respostas
Resposta:A Paraíba é um Estado brasileiro que se encontra na região Nordeste, ocupa uma área de 56.469,466 km2, abrigando uma variedade de paisagens naturais, das quais as que possuem maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.
Relevo
A superfície do Estado da Paraíba é constituída basicamente por três unidades de relevo: Planície Litorânea, Planalto e Depressão. As planícies predominam no Estado em áreas litorâneas, lugares compostos por praias. O Planalto da Borborema é onde se encontram os picos mais altos do Estado. As depressões são identificadas no agreste da Paraíba, nas proximidades com o planalto da Borborema. O ponto mais elevado do Estado é chamado de Pico do Jabre, com 1.197 metros de altitude.
Clima
Assim como a maioria dos Estados nordestinos, a Paraíba possui clima do tipo tropical úmido nas áreas litorâneas. Nessas regiões, as chuvas são regulares, com índices pluviométricos relativamente elevados. No entanto, no interior do Estado é identificado o clima semiárido, com índices pluviométricos baixos e temperaturas que giram em torno dos 26°C, exceto em alguns pontos, nas proximidades do Planalto da Borborema, onde a média é de 24°C.
Vegetação
A cobertura vegetal do Estado é variada. No litoral ocorrem matas, mangues e cerrados, basicamente constituídos por gramíneas e arbustos, além da floresta Atlântica. Já na região oeste do Estado, área de clima semiárido, a Caatinga é predominante.
Hidrografia
A hidrografia paraibana é classificada em: Rios Litorâneos e Rios Sertanejos. Os Rios Litorâneos são: Rio Paraíba, Curimataú e o Mamanguape. Esses nascem geralmente na Serra da Borborema e seguem para o oceano, onde desembocam suas águas. Já os Rios Sertanejos são: rio Piranhas, rio do Peixe, rio Piancó e Espinhara. Os rios sertanejos são aqueles que se deslocam em direção aos relevos mais baixos e deságuam no litoral do Estado do Rio Grande do Norte.
Explicação: