Respostas
Resposta:
Homofobia é uma série de atitudes, sentimentos discriminatórios ou preconceituosos em relação a pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo ou gênero.
Resposta:
Homofobia: definição
A homofobia pode ser definida como “uma aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais (também conhecidos como grupos LGBT)”. Infelizmente, muitas pessoas continuam a reproduzir preconceitos contra pessoas com orientações sexuais ou de gênero minoritárias. Esse preconceito afeta a qualidade de vida dessas pessoas, que sofrem com o bullying na escola (homofobia é o terceiro motivo mais recorrente de bullying, segundo esta pesquisa) e a discriminação tanto de desconhecidos, quanto de membros da própria família.
Para além da mera hostilidade verbal, pessoas homossexuais e transexuais correm risco de terem sua integridade física atacada, por conta de sua orientação sexual. Dados de 2012 da Secretaria de Direitos Humanos mostram que naquele ano foram registradas mais de 3 mil denúncias de violações de caráter homofóbico no Brasil. Elas envolviam quase 5 mil vítimas e outros quase 5 mil suspeitos. Discriminação e violência psicológica foram os principais tipos de violência notificados. Já o Grupo Gay da Bahia relata que 326 pessoas foram assassinadas por conta de homofobia no ano de 2014 no país, e outras 318 em 2015. Veja algumas das formas mais comuns como a homofobia se manifesta:
agressão verbal e moral;
violência psicológica;
agressão física (empurrões, espancamento, etc);
agressão sexual (estupros);
tentativa de assassinato.
Entre os crimes de ódio, a homofobia é também uma das mais recorrentes, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo: em um ano, 15% das ocorrências de crimes de ódio foram relacionadas à discriminação sexual, superadas apenas pelas ocorrências de intolerância racial (42%).
Explicação: