verbo de ligaçao, transitivo direto e indireto, transitivo direto,transitivo direto, transitivo indireto,intransitivo
Respostas
Explicação:
Verbos transitivos diretos e indiretos são, primeiramente, verbos transitivos, ou seja, verbos com significado incompleto, que necessitam da junção de complementos verbais para completar o seu sentido.
Quando um verbo transitivo é classificado de verbo transitivo direto e indireto, indica que esse verbo necessita tanto do objeto direto como do objeto indireto para transmitir um sentido completo.
Nos verbos transitivos diretos e indiretos, anteriormente chamados de verbos bitransitivos, o objeto direto costuma indicar coisas e o objeto indireto costuma indicar pessoas.
O objeto direto não necessita de preposição para estabelecer regência verbal e responde principalmente à pergunta o quê?, indicando assim aquilo que sofre a ação verbal.
O objeto indireto necessita obrigatoriamente de preposição para estabelecer regência verbal e responde, principalmente, às perguntas a quem? para quem? e de quem?, indicando assim a quem se destina a ação verbal.
Lista de verbos transitivos diretos e indiretos
emprestar;
comunicar;
influenciar;
agradecer;
pagar;
perdoar;
comemorar;
informar;
oferecer;
contar;
dar;
aconselhar;
devolver;
entregar;
ensinar;
Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta.
Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário.
Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.
O mesmo verbo pode ser classificado como transitivo direto, transitivo indireto e até intransitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.