No século XV, a disputa pelo controle das possessões ultramarinas causou desentendimentos entre as coroas portuguesa e espanhola, a solução para este problema foi a criação de Tratados Ultramarinos. Neste contexto, comente em linhas gerais, sobre os principais tratados ultramarinos, tal como, a representatividade destes tratados frente a enganosa frase: “Descobrimento do Brasil
Respostas
Durante as disputas entre Portugal e Espanha os principais tratados ultramarinos realizados entre as nações foram a Bula Inter Coetera e a sua revisão no tratado de Tordesilhas o que indicou o conhecimento dos portugueses sobre terras ao sul.
A descoberta do continente americano ao final do século V causou a disputa por posses entre as nações pioneiras das grandes navegações do período: Portugal e Espanha. Em 1493 através da intermediação do papa Alexandre VI, as nações ibéricas assinam a Bula Inter Coetera que delimitava a exploração de Portugal a partir da ilha de Açores para todos os territórios ao leste.
Todavia em 1494, os portugueses exigem uma revisão do acordo causando a assinatura do tratado de Tordesilhas que estendia as posses portuguesas para mais ao oeste. Curiosamente essa extensão deu possibilidade para que a coroa portuguesa tivesse direito à explorar o litoral brasileiro que só viria a ser descoberto oficialmente em 1500, tais fatos indicam que extraoficialmente os portugueses já tinham conhecimento desses territórios.