Respostas
Resposta:
As cores usadas pelo pintor em tons cinza e nas cores preta e branca nos remetem à morte, ao horror, ao desumano, à guerra e à destruição. Os aspectos simbólicos da obra expressados pelas figuras do touro, da flor, da mão que segura uma espécie de lamparina são fortes e passíveis de várias interpretações.
Resposta:
"Minha vida inteira como artista não tem sido nada mais do que uma luta contínua contra a reação e a morte da arte. Na foto que estou pintando - o que chamarei de Guernica - estou expressando meu horror à casta militar que agora saqueia a Espanha em um oceano de miséria e morte."
- Pablo Picasso
Como sugere a citação de Picasso, Guernica é principalmente uma pintura de guerra, oferecendo um relato visual do impacto devastador e caótico da guerra tanto em homens como em mulheres, neste caso, especificamente em vidas civis e comunidades. Picasso completou a pintura de Guernica em 1937, um momento de agitação política generalizada, não apenas na Espanha, mas em todo o mundo. A Segunda Guerra Mundial começaria apenas alguns anos depois e dizia ainda mais continente europeu como um todo. Em Guernica, vemos várias vítimas do bombardeio - alguns ainda vivos, alguns já mortos. Uma figura esticada em decúbito dorsal no primeiro plano da pintura parece ser um cadáver e é enquadrada em ambos os lados por vítimas vivas com a cabeça jogada para trás, lamentando em agonia. A figura a esquerda é uma mãe agarrando um bebê que parece ter morrido durante o bombardeio.
Explicação:
Espero ter ajudado :)