Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os princípios do SUS advieram da luta do movimento de reforma sanitária, culminando na VIII Conferência Nacional de Saúde, cujos debates foram decisivos para a inclusão da nova visão acerca da saúde pública na Constituição cidadã de 1988
( ) A universalidade, a integralidade e a equidade são princípios essenciais para a consolidação do SUS e devem ser defendidos como verdadeiros valores éticos e humanos, em detrimento de possíveis tentativas de interferências mercantilistas ou de modificações em razão de crises diversas.
( ) A atenção básica, em particular, tornou-se bastante abrangente, estando presente em todos os municípios brasileiros, com ênfase na promoção à saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF), criada na década de 1990, ampliou o acesso ao direito à saúde e reconfigurou o modelo assistencial, antes centrado apenas na figura do profissional da medicina e na cura.
( ) O Brasil tem apresentado uma igualdade social robusta, isso também se reflete em relação ao acesso aos serviços de saúde que melhorou em vista de antes. Assim, é importante que haja um monitoramento dessas igualdades estruturais, sociais e federais, considerando que as ações e políticas de saúde implementadas devem levar em consideração as discrepâncias existentes
Respostas
(V) Os princípios do SUS advieram da luta do movimento de reforma sanitária, culminando na VIII Conferência Nacional de Saúde, cujos debates foram decisivos para a inclusão da nova visão acerca da saúde pública na Constituição cidadã de 1988
(V) A universalidade, a integralidade e a equidade são princípios essenciais para a consolidação do SUS e devem ser defendidos como verdadeiros valores éticos e humanos, em detrimento de possíveis tentativas de interferências mercantilistas ou de modificações em razão de crises diversas.
(V) A atenção básica, em particular, tornou-se bastante abrangente, estando presente em todos os municípios brasileiros, com ênfase na promoção à saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF), criada na década de 1990, ampliou o acesso ao direito à saúde e reconfigurou o modelo assistencial, antes centrado apenas na figura do profissional da medicina e na cura.
(V) O Brasil tem apresentado uma igualdade social robusta, isso também se reflete em relação ao acesso aos serviços de saúde que melhorou em vista de antes. Assim, é importante que haja um monitoramento dessas igualdades estruturais, sociais e federais, considerando que as ações e políticas de saúde implementadas devem levar em consideração as discrepâncias existentes
A saúde é afetada diretamente pela desigualdade social, já que algumas pessoas tem pouco acesso a serviços de saúde, mesmo os preventivos (V, V, V e F).
A desigualdade social afetando toda a vida do brasileiro:
Todo o problema social surge de uma desigualdade, que sempre existirá, as desigualdades sociais e econômicas leva os indivíduos menos favorecidos a se sentirem atraídos pelo crime, pelo desespero de precisar e não ter, de se sentir excluído pela sociedade.
O SUS é baseado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade para promover a saúde de maneira a diminuir as desigualdades sociais, principalmente através da atenção básica, que foca na prevenção em saúde.
Venha estudar mais sobre a desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/17391841