• Matéria: Geografia
  • Autor: gabiqueiroz004
  • Perguntado 4 anos atrás

Trump não acredita que o interesse norte-americano repouse em parcerias mutuamente benéficas na Ásia-
Pacífico, Europa e Oriente Médio. De fato, anulou o Acordo Transpacífico; desmantelou o Tratado Norte-
Americano de Livre Comércio (Nafta) e questionou o acordo de livre-comércio com a Coreia.
Olivier Zajek. “Qual é a inspiração da política externa de Trump?”. Le monde diplomatique Brasil, janeiro de 2018. Adaptado.
A política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, define-se como
a) uma negação das promessas feitas na campanha eleitoral com a tentativa de aproximá-lo da classe operária norte-americana.
b) uma continuidade dos princípios da política exterior dos últimos presidentes democratas dos Estados Unidos. c) uma suspensão das alianças militares contraídas com os aliados tradicionais dos Estados Unidos na Europa e na Ásia.
d) uma conjugação de argumentos retóricos com oposição à tendência de internacionalização das relações econômicas.
e) uma aliança dos financistas internacionais com os pequenos produtores de bens de consumo para o mercado interno do país.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa D, sendo argumentos retóricos na medida que nenhuma iniciativa realmente definitiva foi tomada para afastar os Estados Unidos de tais práticas (o que levaria décadas) e contrários à tendência de internacionalização pois atacava justamente os acordos econômicos internacionais.

Iniciativas como o NAFTA e o TTP são vistos pelos economistas hoje como fundamentais para o funcionamento do modelo capitalista de produção. Hoje a globalização da economia é um fato, e seria uma profunda mudança nas relações internacionais se uma grande economia, como é o caso dos Estados Unidos, se isolasse totalmente.

Perguntas similares