Um conjunto de processos estará em situação de impasse (deadlocks) se cada processo no conjunto estiver esperando por um evento que apenas outro processo no conjunto pode causar.
Sobre Impasses é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Como todos os processos estão esperando, nenhum deles jamais causará qualquer evento que possa despertar um dos outros membros do conjunto, e todos os processos continuam a esperar para sempre.
b. O número de processos e o número e tipo de recursos possuídos e solicitados é de suma importância.
c. A condição de não haver interrupções não se faz necessária, uma vez que para evitar que um processo em situação de impasse seja acordado por, digamos, um alarme, e então cause eventos que liberem outros processos no conjunto.
d. Para esse modelo, presumimos que os processos têm um vários thread e que nenhuma interrupção é possível para despertar um processo bloqueado.
e. Na maioria dos casos, o evento que cada processo está esperando é o travamento de algum recurso atualmente possuído por outro membro do conjunto.
Respostas
Resposta:
a. Como todos os processos estão esperando, nenhum deles jamais causará qualquer evento que possa despertar um dos outros membros do conjunto, e todos os processos continuam a esperar para sempre.
Explicação:
Impasses (Deadlocks)
De acordo com Tanenbaum (2016), um impasse pode ser definido formalmente como a seguir: Um conjunto de processos estará em situação de impasse se cada processo no conjunto estiver esperando por um evento que apenas outro processo no conjunto pode causar.
Como todos os processos estão esperando, nenhum deles jamais causará qualquer evento que possa despertar um dos outros membros do conjunto, e todos os processos continuam a esperar para sempre. Para esse modelo, presumimos que os processos têm um único thread e que nenhuma interrupção é possível para despertar um processo bloqueado. A condição de não haver interrupções é necessária para evitar que um processo em situação de impasse seja acordado por, digamos, um alarme, e então cause eventos que liberem outros processos no conjunto. TANENBAUM (2016).
Resposta:
D
Explicação:
Prova realizada. corrigido pelo gabarito