Alguém faz uma resenha crítica desse texto pra mim
Respostas
Resposta:
Observando o texto, pude perceber um detalhe muito importante: o modo como o indígena sempre foi desvalorizado e sempre, será, não importa o que aconteça. Eles sofrem na hora de ter seus direitos à risca, sendo ignorados, bem como todas as leis que redigem direitos a eles.
É simplesmente surreal, o modo como existem guerras, e brigas, e lutas, por algo que devia ser naturalmente aceito. Os “brancos”, querem tomar aquilo de mais essencial – a natureza – e desmatar, usar para um bem desnecessário, para suprir caprichos fúteis; é um sofrimento mútuo.
O ponto que mais frustra, é a perda de uma cultura tão única; eles representam tudo que a gente se tornou hoje, nascemos para dar continuidade ao nosso povo, mas, desperdiçamos a beleza, os ensinamentos, e adaptamos a uma vida, que, na verdade, nem nos pertence.
O texto traz história, portanto, tenta, também, passar conscientização, pois devemos nos preocupar com a luta deles, dar apoio, fazer alguma coisa para, realmente, mudar a situação.
Apesar de ter poucas linhas para nos informar, o texto conseguiu passar a ideia principal, que é, não só, a luta pela garantia de direitos, mas toda a luta para continuar vivendo. Os indígenas correm o risco de extinção, e a culpa é nossa.
Explicação:
Não sei se ficou muito bom, mas espero que dê, depois me conta se deu certo.