4. Os ossos não se movimentam sozinhos. Eles estão presos aos músculos, por meio tendoes. Já os músculos têm a capacidade de contrair-se (ficar mais curtos) e relaxar-se (voll ao tamanho original). Quando se contraem, os músculos movimentam o osso ao qual este presos, "puxando-os", tudo isso com a interação do sistema nervoso. Sobre isso marque alternativa correta.
a) Os sistemas do corpo humano funcionam separadamente, sem nenhuma articulação entre eles.
b) Todos os movimentos que realizado ao participar da brincadeira "morto-vivo" aconteceram graças à integração dos sistemas muscular e esquelético com o sistema nervoso do nosso corpo
c) São três os tipos de músculos no corpo humano: músculo esquelético, músculo enrugado e músculo cardiaco.
d) As interações entre os sistemas nervoso e musculoesquelético só acontecem nos seres humanos, nos demais vertebrados, não ocorre.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
Resposta:
Letra b) Todos os movimentos que realizado ao participar da brincadeira "morto-vivo" aconteceram graças à integração dos sistemas muscular e esquelético com o sistema nervoso do nosso corpo
Explicação:
a) Os sistemas do corpo humano funcionam separadamente, sem nenhuma articulação entre eles.
Os sistemas e, consequentemente, o funcionamento do organismo são controlados pelos sistemas Nervoso e hormonal.
c) São três os tipos de músculos no corpo humano: músculo esquelético, músculo enrugado e músculo cardíaco.
Os músculos são classificados em liso e estriado, este pode ser esquelético e cardíaco.
Músculo liso não há organização das proteínas contráteis, a contração não é voluntário (involuntária) e podem ser encontrados nas paredes de vasos sanguíneos e paredes de órgãos como o estômago.
Músculo estriados esquelético: fibras contráteis organizadas, de contração voluntária, encontrados nos músculos e associados aos sistemas esquelético e articular.
Músculo estriado cardíaco: Estriado, de contração involuntária e restrito ao musculo do coração (daí o nome).
d) As interações entre os sistemas nervoso e musculoesquelético só acontecem nos seres humanos, nos demais vertebrados, não ocorre.
SURGIMENTODO SISTEMA NERVOSO ENTRE OS GRUPOS
Células nervosas surgem entre os pólipos dos cnidários como células neuronais espalhadas pelo corpo, formando uma rede sem muita organização: Para cada estímulo externo que atua sobre um ponto do corpo, ocorre uma resposta local, que resulta em impulso nervoso que se propaga com intensidade decrescente à medida em que se afasta do ponto inicial do estímulo (Os cnidários possuem sistema nervoso difuso).
Nos platelmintos (como as planárias, por exemplo), surgem os gânglios nervosos, situados na cabeça, que caracterizam centros nervosos precários na coordenação das atividades do corpo .
Sistema nervoso ganglionar: Observado nos anelídeos, apresenta maior concentração de neurônios na cabeça (gânglios cerebroides) e funcionam como um cérebro primitivo, que comanda os demais gânglios presentes em uma cadeia de gânglios formada a partir dos cerebroides. São eles os gânglios periesofágicos, relacionados com uma dupla cadeia nervosa ganglionar ventral, que contém um par de gânglios para cada segmento corporal. Esses gânglios têm grande autonomia sobre as atividades específicas da área do corpo que os rodeia, o que inclui a musculatura.
Estes gânglios cerebró ides mostram-se mais desenvolvidos ainda nos artrópodos, principalmente nos insetos.
O sistema nervoso ganglionar, caracteriza os invertebrados, apresenta a sua dupla cadeia de gânglios disposta ventralmente no animal, isto é, correndo ao longo da face ventral do corpo.
Sistema nervoso cérebro-espinhal: próprio dos vertebrados, situado dorsalmente a partir da cabeça e ao longo do animal. Presente em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, bem desenvolvido e constituído pelos sistemas nervosos central e periférico.
SURGIMENTODO SISTEMA MUSCULAR ENTRE OS GRUPOS
Fibrilas contráteis: Existem em vários grupos e são responsáveis pela movimentação de cílios e flagelos.
Miócitos: Células largas e contráteis, presentes em esponjas, ao redor de poros e do ósculo, formando esfíncteres.
Cnidários: São em sua maioria fixos, ou seja, não há nenhum tipo de célula/sistema muscular. Apresentam células epiteliais musculares com fibras contráteis na base para contração dos tentáculos, por exemplo.
Equinodermos (estrela do mar) - Sistema muscular: Relacionado ao sistema vascular e à pele.
Músculos estriados: Observados em moluscos (pés musculares), são importantes para funções básicas, como locomoção, fixação, escavação, natação ou serve para capturar suas presas.
Anelídeos: Já apresentam camada muscular exterior e circular e outra interior e longitudinal, com organização semelhante à de órgãos tubulares.
Artrópodes: Apresentam musculatura estriada, que produzem movimentos pela atuação conjunta de músculos e a cutícula que formam sistema de alavancas. Sistema muscular muito parecido com o de vertebrados, embora a fixação dos músculos seja internamente ao exoesqueleto, ao contrario dos vertebrados nos quais ocorre na parte externa do endoesqueleto. além disso, músculos dos artrópodes apresentam menos fibras contráteis e menos inervações neuronais.
PORTANTO, as interações entre os sistemas nervoso e musculoesquelético ocorrem em grupos anteriores aos de vertebrados.