ME AJUDA PFVR:
Elabore uma dissertação, argumentos que convençam os jovens a permanecer no Brasil. Escreva de 15 à 30 linhas. De um titulo.
Respostas
Resposta:
Historicamente, o Brasil tem sido um país de imigração: gente de várias partes do mundo que deixou seus países de origem para tentar conseguir aqui melhores condições de vida: portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, árabes, coreanos, etc. No entanto, uma pesquisa do Datafolha realizada no mês de junho de 2018 aponta para uma grande mudança nesse quadro migratório. Agora, são os brasileiros que querem deixar o país, em busca de uma vida melhor no exterior: se pudessem, cerca de 70 milhões de brasileiros deixariam o Brasil, isto é, 43% de nossa população adulta. Entre os jovens, na faixa dos 16 aos 24 anos, o número aumenta: são 63% os que querem partir.
O Brasil passa por um momento muito crítico, onde em que uma crise político-econômica assola o país. O elevado número de desempregados, o sucateamento da saúde, a educação pública totalmente falida – uma educação particular caríssima, acessível somente para a elite – além da criminalidade cada vez mais agressiva, fazem tudo isso faz com que as pessoas abram mão de seus amigos, de seus familiares para buscarem uma vida longe daqui.
Os jovens, em especial, não conseguem vislumbrar um futuro promissor no país. Não terão uma educação de qualidade, consequentemente não terão um trabalho que lhe trarão trará satisfação e prosperidade. Ademais, ainda existe o risco e o temor de serem alcançados pela violência, que no Brasil não se trata de mera ficção, e ficção e, sim, de um perigo real. Isto Isso tudo torna crível explicável o desejo de ir embora do país.
Explicação:
No entanto, achar que o “mundo exterior” o exterior é perfeito, que não tem suas mazelas, que os emigrantes não irão sofrer tanto (ou até mais que aqui) é ingenuidade ou no mínimo “fechar os olhos” para os “problemas de lá”. Isso porque discriminação, clima, dificuldades com a língua, saudades de casa, subemprego, dentre outros, irão fazer os brasileiros emigrantes pensarem e pesarem melhor a sua decisão.
É importante ressaltar que conhecer outras culturas, outros lugares, conviver com pessoas de nacionalidades diversas, falar fluentemente línguas diferentes do português, ter a possibilidade de estudar e trabalhar no exterior, tudo isso é enriquecedor e sem sombra de dúvidas, afetarão afetará positivamente a vida das pessoas.
Destarte Dessarte, resta aos brasileiros (em especial aos jovens) a decisão de ficar e lutar para mudar este país, apesar da atual falta de esperança, ou buscar outras possibilidades em “terras distantes”, ou seja, ficarem e fazerem a diferença, ou, irem embora e, talvez, voltarem no dia em que as coisas melhorarem por aqui, ou ainda, irem e criarem novas raízes em outro lugar, restando a estes esses últimos, a lembrança de “um país bonito por natureza”, mas infértil para o crescimento pessoal.