0 EXERCÍCIO: As cianobactérias têm sido motivo de preocupação, pois têm provocado problemas sérios para ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. Classifique esse grupo em nível de Reino e, em seguida, aponte medidas preventivas para evitar doenças causadas por esse grupo:
Respostas
Resposta:
(PUC-RJ-2007) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos autossuficientes porque são capazes de: ... As cianobactérias realizam fotossíntese, atuando na ciclagem do carbono e do oxigênio, além de serem capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.
A elevada quantidade de nutrientes na água, juntamente com a exposição à luz e a temperaturas elevadas, favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, um fenômeno chamado de floração, caracterizado pelo acúmulo de células que formam uma camada verde na superfície da água.
As cianobactérias, apesar de serem chamadas de algas azuis, não podem ser classificadas como protistas. Esse grupo está incluído no Reino Monera, uma vez que são procariontes.
Explicação:
Importância das cianobactérias
As cianobactérias apresentam benefícios para a natureza e para os seres humanos, como: Transformar energia solar em química por meio da fotossíntese; Apresentar valor econômico nos setores farmacêuticos e agrícola; Fixar nitrogênio atmosférico, contribuindo para a fertilidade do solo.
São microorganismos com características celulares procariontes (bactérias sem membrana nuclear), porém com um sistema fotossintetizante semelhante ao das algas (vegetais eucariontes), ou seja, são bactérias fotossintetizantes.
Em locais onde a água é utilizada para abastecimento, deve haver uma constante análise para evitar que cianobactérias reproduzam-se de forma acentuada. Uma grande quantidade de cianobactérias pode provocar um aumento de toxinas na água, provocando riscos à saúde de quem consome.
As toxinas produzidas pelas cianobactérias recebem o nome de cianotoxinas. As cianotoxinas podem ter efeito neurotóxico, hepatotóxico e dermatotóxico ou citotóxico. Algumas dessas toxinas possuem efeito extremamente rápido e levam à morte por parada respiratória após pouco tempo depois da ingestão.
Cianotoxinas são toxinas produzidas por muitos gêneros e espécies de cianobactérias, capazes de formar florações. ... Cianobactérias produzem toxinas na água, que podem agir diretamente sobre a vida do plâncton, dos peixes e do homem (CARMICHAEL, 1994).
Reino Monera
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
As cianobactérias podem viver isoladas ou em colônias. Algumas espécies de cianobactérias absorvem o gás nitrogênio do ambiente e o transformam em íons amônio, utilizados para síntese de aminoácidos e bases nitrogenadas. ... Outras espécies são capazes de produzir e liberar toxinas na água.
Características gerais do reino Protista
São eucariontes, apresentando, assim, núcleo delimitado pela carioteca e organelas membranosas;
Maioria dos organismos é unicelular e microscópica, no entanto há também a presença de organismos multicelulares e de organismos coloniais;
Importância das Arqueas
As arqueas metanogênicas podem ser utilizadas para auxiliarem na decomposição do lixo orgânico e na estação de tratamento de esgotos. Além disso, ao produzir metano, que pode ser aproveitado como combustível, podem contribuir na geração de uma fonte de energia alternativa.
Resposta:
As cianobacterias pertencem ao Reino Monera, para prevenir as doenças causadas pelas cianobacterias vindo da água seria quando a região não garantir redes de saneamento adequadas, com produtos químicos como cloro, por exemplo, usar filtros ou um purificador de água para eliminar contaminações provenientes da água que vem pelo encanamento da casa.