Respostas
Conheça as 16 modalidades dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Os JMPI serão realizados entre 23 e 31 de outubro, em Palmas. Ao todo, 23 etnias nacionais e povos de 24 países estarão na disputa
14/10/2015 18h07 - Atualizado em 21/10/2015 12h46
Por GloboEsporte.com
Palmas, TO
Arco e flecha deve ser uma das modalidades disputadas nos Jogos Mundiais Indígenas de Palmas (Foto: Emerson Silva/ATN)
Competição vai reunir 16 modalidades esportivas (Foto: Emerson Silva/ATN)
Faltam nove dias para início dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados entre 23 e 31 de outubro, em Palmas. Ao todo, 23 etnias nacionais e povos de 24 países vão participar das disputas. A competição vai reunir 16 modalidades como: arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, natação e outros.
As disputas estão divididas entre Jogos de Integração, que são esportes tradicionais praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros. E os Jogos de Demonstração, que são particulares de cada povo, praticados e disputados por integrantes da própria etnia com o objetivo de incentivar o resgate às práticas tradicionais.
Confira a seguir todas as 16 modalidades dos JMPI 2015:
JOGOS DE INTEGRAÇÃO
IV Jogos Tradicionais Indígenas 2014 - arremesso de lança (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
Técnica corporal é essencial nessa modalidade (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
Arremesso de lança
Nesta modalidade, cada atleta terá o direito de realizar três arremessos durante a prova. A contagem de pontos e a classificação serão feitas de acordo com as distâncias alcançadas pelos atletas. O objetivo é a distância e não o alvo, portanto a técnica corporal é essencial para que o atleta consiga impulso.
Arco e flecha
Neste esporte, o competidor tem o direito a três tiros que serão disparados contra o alvo: o desenho de um peixe que fica a 30 metros de distância. Os acertos são somados e determinantes para a classificação para a próxima etapa. As flechas medem cerca de 50 centímetros.
Cabo de força
No cabo de força o objetivo é medir a força física dos participantes. Cada delegação pode inscrever no máximo duas equipes, uma masculina e uma feminina, compostas de 10 atletas e dois reservas. Ganha a equipe que conseguir trazer a fita que fica no meio do cabo para dentro de seu campo. Muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias, puxando grandes troncos de árvores.
Canoagem deve ser disputada nos Jogos Mundiais Indígenas de 2015, no Tocantins (Foto: Emerson Silva/ATN)
Canoagem é uma das modalidades dos JMPI (Foto: Emerson Silva/ATN)
Canoagem
Na canoagem, os atletas levam seu próprio remo e usam canoas rústicas durante a competição. As canoas e remos são padronizados de acordo com os moldes tradicionais dos indígenas. A prova é exclusiva para a categoria masculina, realizada em duplas e sempre em águas abertas. A dupla vencedora é a que cruza primeiro a linha de chegada. A distância percorrida é de aproximadamente 1.000 metros. As canoas usadas na prova são sorteadas previamente, pois nem todas têm o mesmo tamanho e peso.
Corrida
A modalidade é uma prova de velocidade individual, que abrange tanto a categoria masculina quanto a feminina. A quantidade de disputas será definida de acordo com o número de atletas inscritos. Cada equipe pode inscrever, no máximo, dois atletas. A explosão muscular e o posicionamento do atleta na largada são determinantes para o resultado da prova.
Corrida de Fundo
É uma prova de resistência individual para as categorias masculina e feminina. As inscrições são ilimitadas. A primeira largada é exclusiva para mulheres e, após 15 minutos, os homens saem. O percurso será escolhido previamente e todos os competidores poderão fazer o reconhecimento do trajeto antes da prova. O trajeto total da prova é de cinco mil metros.
IV Jogos Tradicionais Indígenas 2014 - corrida de tora (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
A corrida de tora é uma modalidade que exige resistência (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)
Corrida com Tora
Apesar de mulheres também correrem com tora, essa prova é só para homens. Cada etnia forma uma equipe com até 10 atletas e mais três reservas. Os competidores devem completar duas voltas na pista, dentro da arena. A largada será sempre entre duas equipes, definidas previamente por sorteio.