4. João comprou um robô aspirador para limpar a sua casa. O robô aspirava o chão e mudava de rumo toda vez que tocava um objeto. Porém, recentemente, João percebeu que o robô não funciona mais direito. Agora o robô segue reto até bater num móvel e fica lá, tentando atravessar o obstáculo. Qual o problema do robô do João? a) A bateria está viciada e precisa ser trocada. b) O sensor de toque estragou e precisa ser trocado. c) Os motores que movimentam as rodas estão sujas e precisam ser limpas. d) As rodas do robô estão sujas e precisam ser trocados. e) Nenhum dos anteriores.
Respostas
Resposta:
B) o sensor de toque estragou e precisa ser trocado
Explicação:
Para se mover livremente e fazer a limpeza do ambiente, um robô aspirador de pó utiliza principalmente sensores para detectar obstáculos e perigos, além de medir as distâncias em que deve trabalhar. As programações dependem de cada fabricante e modelo, mas costumam abrigar sensores de obstáculos, escadas e paredes.
Os sensores de obstáculos ficam localizados perto do para-choque de absorção do robô. Com o recurso, o aparelho é capaz de identificar objetos pelo caminho, como mesas e cadeiras, conseguindo desviar sem bater nas peças. Em alguns aparelhos, a velocidade é reduzida quando se aproxima do item para que o robô possa tocar levemente e empurrar caso seja algo leve como uma cortina.
Espero ter ajudado
coloca a minha resposta como melhor pfvr (se nao for incômodo)